Sobre discussões e polêmicas- Flávio Gikovate

“Um aspecto triste das discussões e polêmicas é que as divergências de opinião são tratadas com rancor, como se se tratasse de ofensa pessoal.

Debater é uma coisa e polemizar é outra. Nos debates existe o real anseio de avançar na direção de um saber mais complexo, mais sofisticado.

Ouvir o outro com isenção significa não se defender de seus pontos de vista, não tentar, enquanto escuta, buscar argumentos contra os dele.

Muitos defendem suas ideias como se fossem uma parte deles; não entendem que elas, um dia, terão o mesmo destino: irão se tornar obsoletas!

Sempre me lembro de uma frase de Platão, que dizia que “nunca deveríamos morrer por nossas ideias posto que elas podem não ser verdadeiras”.

Todas as nossas ideias devem ser tratadas como transitórias: deveríamos estar dispostos a trocá-las por outras melhores a qualquer momento.

Quem busca se aproximar da verdade com honestidade intelectual abre mão de suas ideias quando novos fatos mostram que elas não valem mais.

Pensando com mais rigor, polemizar para ganhar a discussão ou para o bem da carreira e da vaidade é algo que não interessa às pessoas do bem.

Afora os debates sinceros, quase todas as polêmicas me parecem desnecessárias. O tempo é que irá separar o saber que é útil do que é fútil.”

Flávio Gikovate

Imagem de capa: pathdoc/shutterstock

COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

COMENTÁRIOS