Quais são os seus sentimentos favoritos?

Por Stephanie Gomes

Outro dia eu – não lembro por que – estava pensando sobre o quanto gosto de sentir nostalgia. Esse sentimento, pra mim, nada mais é do que uma saudade boa misturada com gratidão por ter vivido coisas que valeram a pena. Nostalgia é um sentimento que gosto de ter e que me deixa feliz. Isso acabou me gerando uma reflexão: quais são os meus sentimentos favoritos?

Pensei que eu gosto muito também de sentir empolgação, surpresa e liberdade. Sentir que estou progredindo também é algo que me deixa muito feliz. Mas o meu sentimento favorito acima de todos é um só: paz interior.

E você, quais são os seus sentimentos favoritos? Que emoções você mais gosta? Dedique algum tempo para pensar nisso e não se prenda a definições prontas ou de uma palavra só. Pense nas coisas que você adora sentir. A resposta para essa reflexão é muito pessoal e pode ser que você encontre até algumas respostas estranhas, mas não se prenda ao óbvio. Deixe-se ser sincero com você mesmo e livre para pensar o que quiser.

Saber quais são seus sentimentos favoritos é tão importante quanto saber o que você gosta de fazer e quais são seus sonhos e objetivos. Ter consciência sobre o que você mais gosta de sentir funciona como um guia para suas escolhas e ações. Além de ser mais uma peça que se encaixa no quebra-cabeça do seu autoconhecimento.

Pense nisso com calma. Quando já tiver uma listinha de seus favoritos, é hora de questionar: estou investindo nestes sentimentos? Que atividades, atitudes e pensamentos fazem com que eu os sinta? E quais me afastam deles? O que posso começar a fazer (ou fazer mais) para que essas emoções que adoro sejam mais frequentemente sentidas? Quais sentimentos eu gostaria de sentir com mais frequência e ando sentindo pouco?

A ideia final é te fazer levar o resultado dessa reflexão para o seu dia a dia. Pra escolher o que vai fazer no fim de semana, como você age com as pessoas, quais pensamentos você cultiva, o que faz nas horas livres, quem você quer ter ao seu lado, em que investe seu dinheiro… O que você pode fazer para que estes sentimentos estejam cada vez mais presentes?

***

Nota da CONTIoutra: os textos de Stephanie Gomes são publicados neste site com o conhecimento e autorização da autora.

Sugestão de vídeo CONTioutra: O QUE PODEM OS AFETOS?

NELSON LUCERO E VIVIANE MOSÉ



STEPHANIE 150
Leia mais artigos

Stephanie Gomes

Uma desassossegada de 22 anos. Paulistana, formada em jornalismo. 

Blog Desassossegada

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS