Personalidade predominantemente racional

Racionais: Os grandes pensadores do mundo !

Pontos Fortes:
Raciocínio, Estratégia e Lógica
Pontos Fracos:
Lado emocional fraco
Objetivo de Vida:
Ser o melhor no que faz
Principais Medos:
Medo de Falhar, Críticas
Categoria da Personalidade:
Intuitivo Pensador

Entre os 4 tipos de personalidade fundamentais, os Racionais são os mais inteligentes, são os grandes teóricos e também estrategistas da nossa sociedade.

O papel dos racionais é fazer a sociedade evoluir, juntamente com os idealistas. Enquanto quem é do tipo de personalidade idealista sonha novas ideais, os racionais gostam mesmo é de quebrar a sua cabeça e pensar em um jeito de fazer estas idéias acontecerem.

Todos os grandes cientistas do mundo ( os pensadores mais revolucionários ) são todos do tipo de personalidade Racional. Os racionais além de terem um modo de pensar lógico também são pessoas muito perfeccionistas e exigentes, exigem tanto de sí mesmo quanto das pessoas ao seu redor.

Por serem racionais, sérios e exigentes com as pessoas ao seu redor, as pessoas do tipo de personalidade racional tendem a ser as mais auto-suficientes entre os 4 tipos de personalidade, quem é racional não gosta de depender de ninguém.

Como as emoções tem pouca influência da vida dos racionais, quem é deste tipo de personalidade tendem a ser também pessoas muito justas e corretas no que diz respeito a tomada de decisões.

Pontos fortes do tipo de personalidade Racional

O principal ponto forte do tipo de personalidade racional é a sua capacidade de raciocinar, são pessoas com uma inteligência desenvolvida e que gosta de treinar e usar a cabeça.

Os racionais tem uma capacidade de dedução lógica muito forte, são capazes de tirar grandes conclusões a partir de pequenos fatos.

Além de ter uma ótima capacidade de dedução, os racionais também são muito observadores. Ao contrário dos idealistas que gostam de observar as outras pessoas, os racionais gostam mesmo é de observar os fatos.

Os racionais gostam de entender os mecanismos por detrás das coisas, gostam de saber o motivação lógico dos fatos, gostam de saber como e porque as coisas acontecem, sempre com o foco nos fatos.

Uma outra característica interessante positiva do tipo de personalidade dos racionais é que podem se tornar bons em praticamente qualquer coisa que se interessarem, eles são determinados e inteligentes o suficiente para aprender qualquer coisa, basta despertar o seu interesse.

Os racionais também são o tipo de personalidade mais lúcido: eles falam com fluência, pensam com velocidade e gostam muito de debater com as outras pessoas, sempre tentando convence-las usando a lógica. Quando um racional consegue chegar a uma conclusão lógica final, dificilmente estará errado, ser correto e lógico é um dos seus princípios.

Pontos fracos do tipo de personalidade Racional

Um dos grandes pontos fracos do tipo de personalidade racional com certeza é o seu lado emocional, o lado emocional deste tipo de personalidade é o menos desenvolvido entre os 4 tipos de personalidade. Como resultado disso temos que os racionais são pessoas que são afetadas facilmente por críticas negativas o que pode fazer com que se tornem pessoas inseguras.

Outro ponto negativo deste tipo de personalidade é a sua baixa sociabilidade, também a mais baixa entre todas, os racionais tem uma tendência natural a serem auto-suficientes, não cultivam muito as relações com as outras pessoas.

Quem é do tipo de personalidade racional tem uma tendência natural a se concentrar mais na absorção de idéias no que na ação. Isso pode fazer com que fiquem indecisos e não tomem decisões finais, o racional viajando de idéia em idéia sem nunca agir.

Em condições de stress o racional também não trabalha bem, quem é deste tipo de personalidade precisa de uma certa folga para pensar. Colocando pressão sobre um racional você pode fazer com que ele se feche e não consiga desempenhar bem sua função.

Por fim, outro ponto negativo sério do racional é a sua tendência a exigir muito de sí mesmo. As vezes o racional exige mais de sí mesmo do que é capaz de fazer, isso pode deixa-lo muito chateado fazendo com que perca energia e motivação.

Ambiente de trabalho ideal para o Racional

O ambiente de trabalho ideal para quem é do tipo de personalidade racional tem as seguintes características:

  • Ambiente abstrato e rico em conceitos ( pouca atividade prática, muita atividade intelectual )
  • Ambiente calmo ( racionais funcionam mal sobre pressão )
  • Trabalho que promova desafios constantes para saciar a sede do racional de aprender sempre
  • Ambiente de trabalho orientado para projetos
  • Ambiente que permite que planejamento e estratégias sejam aplicadas
  • Trabalho onde a comunicação entre as pessoas não seja muito importante

Habilidades de trabalho agregadas pelo tipo de personalidade Racional

Quando um racional entra para uma equipe ele favorece os seguintes aspectos de trabalho dentro da equipe:

  • Adaptação
  • Comunicação
  • Debate
  • Desenvolvimento de idéias
  • Planejamento
  • Análise lógica

Personalidades famosas que têm o perfil de Racionais

  • Albert Eisntein ( Cientista )
  • Bruce Lee ( Lutador e Ator ) *
  • Tom Cruise ( Ator )
  • Clint Eastwood ( Diretor )
  • Santos Dummont ( Inventor )
  • Marie Curie ( Cientista )
  • Walt Disney ( Empresário )
  • Issac Newton ( Físico )
  • Margaret Thatcher ( Política )
  • Hannibal ( General Cartaginense )

* muitos não sabem mas Bruce Lee além de lutador e ator foi também formado em Filosofia pela Universidade de Washington

Profissões indicadas para quem é do tipo de personalidade Racional

__________________________________________
Fonte indicada: Lipappi
__________________________________________
Conheça os outros tipos de Personalidade:
__________________________________________
Gostou? Compartilhe!
COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS