Os 9 tipos de personalidade do Eneagrama. Qual será o seu?

Em 1970, o médico psiquiatra Claudio Naranjo correlacionou os tipos do eneagrama às características psiquiátricas que conhecia. Segundo ele, as pessoas possuem tipos dominantes de personalidade.

Abaixo, seguem os 9 tipo segundo o site SBie. Qual será o seu?

Tipo 1 – Perfeição

Organizado, disciplinado e responsável, este indivíduo tende a focar sua atenção no erro e nas coisas que precisam de correção. O perfeccionista reprime seus impulsos e desejos para manter uma postura correta na vida, está sempre monitorando o comportamento dos outros e suas próprias ações. Seu maior desafio é calar suas críticas internas e desenvolver a autoaceitação.

Tipo 2 – Doador

Generoso, colaborador e atencioso, o doador concentra sua atenção nas coisas que as outras pessoas desejam e precisam, negligenciando suas próprias necessidades. Este indivíduo faz de tudo para ser indispensável para quem é importante em sua vida, transformando-se naquilo que os outros esperam que ele seja. Seus principais desafios são receber e dar apoio apropriado, além de conseguir tomar decisões com liberdade.

Tipo 3 – Desempenhador

Autoconfiante, eficiente e cheio de energia, essa pessoa tende a focar excessivamente nas tarefas e metas, deixando de lado seus sentimentos. Ao fugir do fracasso e buscar a aprovação dos outros, o desempenhador acaba se tornando muito competitivo, ambicioso, impaciente e workaholic. O maior desafio enfrentado por este indivíduo é construir a confiança.

Tipo 4 – Romântico

Calmo, paciente e altamente emotivo, o romântico sente que algo importante está faltando em sua vida. Este indivíduo está frequentemente se comparando às outras pessoas e, consequentemente, acaba desapontado consigo mesmo e com os outros. Seu desafio é apreciar o que está presente e manter uma liderança firme, apesar da alternância de sentimentos.

Tipo 5 – Observador

Inteligente, observador e cheio de boas ideias, este indivíduo tende a se isolar das pessoas para ter privacidade e ser autossuficiente, reduzindo seus desejos e adotando uma vida simples. O observador substitui experiências reais por uma vida mental, armazenando conhecimento e observando o mundo à distância. Seu maior desafio é sustentar a conexão com as pessoas e manter-se envolvido com a vida.

Tipo 6 – Questionador

Cauteloso, fiel e cooperativo, o questionador está sempre imaginando o pior e evitando tudo o que pode dar errado ou ser perigoso. Este indivíduo evita correr riscos e torna-se vigilante e ansioso, apresentando dificuldade em confiar nas pessoas e nas situações. Em geral, esta é uma personalidade que tende a ser pessimista e não consegue reconhecer as coisas positivas que acontecem em sua vida. Seus desafios são construir a confiança e seguir adiante, apesar da dúvida e da incerteza.

Tipo 7 – Entusiasta

Inovador, disposto e divertido, o entusiasta tende a se dispersar e buscar opções mais prazerosas em tudo o que faz, muitas vezes perdendo o foco e o comprometimento. Esta é uma pessoa que foge compulsivamente da dor e do desprazer, mantendo várias opções em aberto e levando a vida em ritmo de aventura. Seus maiores desafios são manter compromissos e vínculos e reconhecer a dor e as limitações.

Tipo 8 – Patrão

Resoluto, determinado e autêntico, este indivíduo comete excessos e exagera no exercício do poder e da dominação. Esta é uma personalidade que foge da vulnerabilidade, tende a negar suas fraquezas e costuma defender aqueles que são mais fracos. Além disso, essa pessoa expressa sua raiva de maneira direta e confrontadora, podendo tornar-se intimidativo. Seus desafios são aplicar poder e controle de maneira proporcional às situações.

Tipo 9 – Pacificador

Calmo e paciente, o pacificador costuma se perder nos pedidos e demandas das outras pessoas, esquecendo-se do que é fundamental para si mesmo. Este indivíduo foge de conflitos e tem imensa dificuldade para falar não. Em geral, ele prefere situações familiares e que tragam conforto, contendo sua energia e sua raiva. Seus desafios são traçar prioridades e limites, além de expressar suas próprias visões.

Descobriu? Conte-nos seu resultado e compartilhe com seus amigos.

COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

COMENTÁRIOS