Livro sobre o Azheimer: Ausência, de Flávia Cristina Simonelli

 

Ausência, romance da escritora Flávia Cristina Simonelli, é um livro que apresenta o leitor ao dia a dia de uma pessoa afetada pelo Alzheimer.

Reconhecido e indicado pela ABRAZ- Associação Brasileira de Alzheimer, o livro descreve o percurso de Ervin de Apolinário, um renomado professor que começa a apresentar os sintomas da doença, e segue mostrando como a sintomatologia repleta de lapsos, esquecimentos, negação e até agressividade afeta sua relação consigo mesmo e com todos os que estão ao seu redor.

Daniel, médico que trata do paciente, é mais uma figura envolta na trama de maneira significativa quando não consegue se desvencilhar de reflexões acerca do caso. Nele, vemos mais uma pessoa invadida por questões existenciais de extrema relevância e que seguirão um rumo próprio dentro da história.

No Brasil, Ausência é um livro relançado pelo selo Via Leitura, da Edipro, e já está em sua terceira edição. O romance foi publicado também na Itália com o patrocínio da Fundação Biblioteca Nacional.

Através de suas 256 páginas, permite a todas as pessoas que estão envolvidas com a temática do Alzheimer, ou mesmo que possuem interesse pelo assunto, uma relação mais próxima e empática com o que acontece com quem vivencia a doença, suas perdas reais e reconstruções possíveis.

“Ao escrever Ausência, eu quis tentar transpor um limiar como escritora que me levasse a novos ângulos de percepção entre mim e o mundo; um livro é um universo criado, que ao mesmo tempo em que não pode abarcar, em ficção, todas as realidades da vida, é completamente coerente e inteiro em si mesmo, capaz de permitir a vivência de novos pontos de vista. O ponto de vista de Ervin, um homem que sabe que está perdendo a si mesmo; e o ponto de vista de outro homem, Daniel, que vê ruir todas as estruturas que constituíram sua vida até então…” Flávia Cristina Simonelli
Uma leitura que dá vida e transmite realidade ao mesmo tempo em que apresenta a essência da vida de quem lida com os sintomas do Alzheimer. Afinal, o livro nos obriga a pensar: “O que é um homem sem memória?”

Ausencia_Autora-3-205x300Flavia Cristina Simonelli graduou-se em Letras e Administração pela Universidade de São Paulo.

É escritora e aconselhadora biográfica, e tem seus textos publicados no site:
www.aconselhamentobiografico.org

COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



Josie Conti
Blogueira e empresária. Após trabalhar anos como psicóloga, abandonou o serviço público para manter seus valores pessoais. Hoje, conjuntamente com sua equipe, trabalha prioritariamente na internet na administração funcional, editorial e publicitária de redes sociais e sites como CONTI outra, A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil, além de várias outras fan pages que totalizam cerca de 9 milhões de usuários. Também escreve para as Revistas Contemporânea Brasil e Caminhos. É um exemplo de pessoa que mudou de profissão da área de atendimentos clínicos em saúde do trabalhador para reconstruir seu próprio caminho como editora de sites e blogueira. A formação em psicologia com passagens e especializações nas áreas da psicopedagogia, neuropsicologia, recursos humanos, clínica e saúde do trabalhador nunca foram perdidas e são utilizadas diariamente na escolha dos materiais, seleção de colunistas, em seus textos e vídeos . Acredita que a universidade deve ser um degrau construtor de conhecimento e senso crítico, mas nunca a definidadora de uma vida.

COMENTÁRIOS