Como lidar com pessoas nocivas

“Se você não pode mudar as circunstâncias, mude sua perspectiva.” ~ Unknown

Técnicas positivas para lidar com os valentões

1 Tente entender.

Eu costumava perguntar constantemente o porquê. Por que essas meninas decidiram pegar em mim? Por que eles haviam me escolhido como sua vítima? Eles não sabiam nada sobre mim. Eles não sabiam que eu amava as minhas duas irmãs, meus pais e meu gato, e eu gostava de olhar para as estrelas e sonhava ser um astronauta. Que eu era uma boa pessoa, que nunca fiz mal a alguém ou alguma coisa. Eles não sabiam, e eles não se importavam.

Um conselheiro uma vez me perguntou: “Será que conhecer as razões para alguma coisa ter acontecido pode ajudá-lo? Isso ajuda você a passar horas tentando encontrar a informação e pesquisar por que algo aconteceu, ou faz você se sentir pior? “Eu respondi:” Sim, eu posso lidar com coisas melhor se eu compreendê-las melhor. ”

Existem muitas razões pelas quais as pessoas escolhem ferir deliberadamente as outras. Elas também podem ter sido intimidadas, elas podem se sentir ameaçados por você, você pode ficar no caminho de algo que elas querem, elas podem não gostar de seu rosto, sua cor de pele, ou a sua orientação sexual.

Se você sabe que uma pessoa foi pessoalmente intimidada ou se sente impotente por causa de algo em suas própria vida, então essa informação pode ajudá-lo a simpatizar com ela e perceber que suas ações não são pessoalmente dirigidas a você. Você descobre que a maior infelicidade está na própria pessoa.

Talvez você possa até ser capaz de ajudá-las a lidar com sua própria raiva e dor. Isso pode ser difícil, e talvez você nunca pode saiba ou entenda as razões pelas quais alguém se comporta de uma determinada maneira, mas o entendimento pode revelar muitas verdades.

2. Desafie suas reações.

Optei por não reagir emocionalmente aos agressores. Bullies prosperaram conforme sua reação. Se alguém continua colocando você para baixo, e sua reação for normal você não alimentará a atitude agressiva. Conte até dez. Vá embora. Mude de assunto. Faça qualquer coisa, mas não reaja emocionalmente.

Isso não significa que você não deve estabelecer limites e dizer o que pensa quando alguém passa dos limites. Significa apenas que se você aprender a responder com calma e racionalmente;  você aprenderá quando é melhor deixar as coisas passarem de modo que você não alimente a agressividade do outro e quando você deverá realmente reagir.

Significa também aprender a não combater fogo com fogo.

Se você se comportar com honestidade e integridade, as pessoas vão julgá-lo por seu comportamento, e não pelo que os outros dizem sobre você.

3. Encontre humor na situação.

Tenha cuidado, porém, para não usar o riso de uma maneira passiva-agressiva.

Eu usei o riso não para eles, mas para mim, e isso me ajudou a me levar menos a sério. E me levar menos a sério entorpeceu o impacto emocional do assédio moral, o que me deixou mais capaz para lidar com ele. Aprender a rir de si mesmo é uma grande habilidade, e eu suspeito que muitos dos melhores comediantes foram intimidados quando crianças.

Outro método é imaginá-los em situações engraçadas. Meu avô sábio disse que, se eu estava com medo de alguém, eu deveria apenas visualizá-los sentados no vaso sanitário!

4 Seja gentil.

Por ser verdadeiramente agradável, você não está respondendo a maldade com sua própria maldade; você está combinando as trevas com a luz.

Por exemplo, se a pessoa é egoísta e preguiçosa,  você pode se voluntariar para ajudar os outros, ou telefonar para um amigo solitário, ou enviar flores a alguém. Deixe suas ações e a maneira como você vive sua vida ser o seu próprio embaixador.

Se você vive sua vida honestamente, e com integridade, quem encontrar falhas em você só vai rebaixar-se, e talvez essas pessoas não mereçam estar em sua vida. Quanto mais você agir como uma boa pessoa, mais você vai se tornar essa pessoa.

Espero que isso ajude. Agora, mais uma vez, lembre-se, fale, se você ou alguém que você conhece está sendo intimidado. Exponha os valentões a luz da verdade e eles terão que se esconder.

5 Afaste-se

Tenha em mente que algumas pessoas realmente não merecem a sua companhia. Se você perceber que a sua presença só suga sua energia e te deixa para baixo, tente evitar sua companhia para o mínimo de tempo que seja necessário.

As atitudes positivas são principalmente úteis antes que a perseguição se instale. Se há freqüência, é necessário buscar ajuda e reagir. Lembre-se também de não se calar quando presenciar um colega ou amigo sendo agredido física ou emocionalmente. O silêncio das testemunhas é a força dos abusadores.

Por 

Traduzido e adaptado do original: Tiny Budda

________________________________

Precisa de ajuda?

Leia essa informação importante

Vocês sabiam que serviços psicológicos podem ser realizados através da internet desde que atendam ao Código de Ética Profissional do psicólogo e à Resolução do CFP n.º 11/2012?

Abaixo compartilho um site confiável sobre o assunto para quem quiser conhecer e obter mais informações sobre os serviços. Compartilhem também, pois vocês podem ajudar alguém que não tem condições de se locomover com facilidade, esteja em locais distantes ou mesmo queira otimizar seu tempo através do uso da internet.

http://www.apsicanalistaonline.com.br/

Você achou esse conteúdo relevante?

Compartilhe!

 

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS