Conheça os elefantes pintores da Tailândia

O elefante é o símbolo da Ásia, mas em todo o sudeste asiático restam apenas três mil elefantes selvagens. Para manter a espécie, muitos são criados em cativeiros e outros dependem do dinheiro do turismo para sobreviver. O Maetaeng Elephant Park localizado em Chiang Mai na Tailândia é um espaço que cuida dos elefantes. Lá, os animais nascem, são criados e protegidos por toda a equipe e moradores locais.

elefante-desenhista-2

Os elefantes são inteligentes e conseguem executar muitas funções, e alguns deles são criativos e interessados em pintura. O primeiro que entrou para o mundo das artes foi Oachai, um elefante órfão africano que tinha aprendido a pintar. Depois dele, mais três mostraram interesse, Suda, Nong Mai e Sii Noon.

13067464131

De início, as pinceladas eram abstratas sobre o papel e com o tempo, os elefantes aprenderam a produzir arte tridimensional. As pinceladas tornara-se mais originais. Além disso, os elefantes têm uma memória afiada e demostram rapidamente a capacidade de repetição e do aprendizado de técnicas.

Noppakhao 085 sm

A pintura acabou ajudando os elefantes domésticos que ficavam sem trabalho, e a partir daí os proprietários decidiram que seria uma ótima ideia vender as obras, pois dessa maneira, o dinheiro arrecadado ajudaria a financiar a compra de suprimentos médicos. E foi assim que o parque foi crescendo: depois foi criado uma clínica para atender novos nascimentos e outros problemas de saúde. Em 2009, com a ajuda de voluntários e empresas locais, a infra-estrutura foi aumentando e hoje o parque é também um centro de cuidado gratuito.

No vídeo abaixo, “Suda” realiza sua arte!

Fontes: Mistura Urbana, Catraca Livre

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS