Dos livros que somos

Somos como livros em nossa diversidade, beleza e profundidade. Carregamos um mundo dentro da gente e a cada passo escrevemos uma nova linha da nossa história.

Alguns de nós não se deixam vencer pelas tragédias da vida. Geralmente são pessoas inspiradoras que nos ensinam, com o modo de viver, como podemos nos refazer e reinventar um novo amanhã. São pessoas que nos auxiliam a entender melhor a nossa própria vida.

Outras são como livros de crônicas, recheados de muitas vivências e experiências, e cada vez que nos encontramos com essas pessoas, entendemos que elas estão em um novo momento, vivendo outras coisas, experimentando o diferente, rodeadas por outros personagens.

Há aqueles que se entregam de corpo e alma ao ser amado e por ele largam tudo. Se atiram de cabeça nas relações e assumem para si todos os riscos de amar de coração aberto, sem destino certo. São puro romance!

Há livros e pessoas mergulhadas em assuntos dos mais diversos tipos e ao olhar para a imensa prateleira da vida, na qual também estamos, e ao ver os exemplares serem puxados e reagrupados por afinidades, não é difícil entender que a vida é infinita em suas possibilidades.

Todos temos um propósito, contudo será que inevitavelmente existirá para cada livro um leitor? Para cada panela uma tampa? Para cada cadeira um corpo? Para cada vaso uma planta? Para cada coração um amor?

Podemos ser um livro que por alguma razão ainda não foi dedilhado. Podemos ter postergado nossa vida, deixando o tempo passar desenfreado.

Mas, independente da posição a qual ocupamos na imensa prateleira da vida, podemos escrever e reescrever nossa história incontáveis vezes, mudando hábitos, sacudindo a poeira e nos tornando aptos a assumir o controle de nossas vidas.

Somos capazes de transformar histórias tristes em bonitos ensinamentos e se atentos ao nosso enredo, trilhando-o como protagonistas, independente do gênero que escolhemos para nós, deixamos para trás qualquer visão piedosa e lastimosa da vida.

Quando firmes em nossas aspirações, somos capazes de rasgar em pedaços impressões limitadas dos que fazem resenhas de nós sem nunca terem nos lido.

Quando decididos podemos, dentro do tempo que nos cabe, fazer nossa história digna de ser vivida, contada e recontada inúmeras vezes.

Acompanhe a autora no Facebook pela sua comunidade Vanelli Doratioto – Alcova Moderna.







Vanelli Doratioto é especialista em Neurociências e Comportamento. Escritora paulista, amante de museus, livros e pinturas que se deixa encantar facilmente pelo que há de mais genuíno nas pessoas. Ela acredita que palavras são mágicas, que através delas pode trazer pessoas, conceitos e lugares para bem pertinho do coração.