Como é estar ansioso? 10 pessoas tentaram responder…

Segundo o dicionário Michaelis, ansiedade significa aflição, angústia, ânsia. E ainda uma “atitude emotiva relativa ao futuro”.

Mas o que isto realmente representa?

Cada um percebe a ansiedade de um jeito e foi isso que um levantamento procurou captar. De forma anônima, várias pessoas responderam como sentem a ansiedade.

E antes que alguém fale que está complicado para entender, a ilustradora Jenny Chang / BuzzFeeddo BuzzFeed Life já respondeu que sim àquela pergunta: “Quer que eu desenhe?”.

1 – “É uma sensação de estar correndo com sapatos de concreto!”

1

2 – “Sinto como se estivesse tentando ficar calmo enquanto um ‘mar de mãos’ pede a minha atenção!”

2

3 – “Minha ansiedade é como uma vizinha chata que todas as manhãs bate à minha porta. Eu consigo me esconder por um tempo até que ela ‘coloca o pé na porta’. Ela me faz perder o foco, não me sinto como eu mesmo com ela por perto.”

3
“Algumas vezes eu fico completamente debilitado na presença dela. Mas atualmente tenho conseguido dizer a ela que vá embora quando ela bate!”

4 – “Para mim, ansiedade é como estar em quarto escuro e frio: eu vejo um pouco de luz atravéz da porta, mas não a alcanço. Ouço as pessoas se divertindo e rindo do outro lado, mas estou preso, não tenho como sair.”

4

5 – “Ansiedade é como estar caindo por um número infindável de anéis de fogo!”

5

6 – “Imagine que você está em pé, em uma sala escura, respirando um ar denso. Você sente que será atacado a qualquer momento, mas este momento nunca chega!”

6
“Dá para sentir o coração acelerado, sua mente fica confusa e sua respiração ofegante!”

7 – “Parece que há eletricidade correndo pelo corpo, como se fossem vários pequenos arrepios”

7

8 – “Imagine a cena: há um homem em uma cadeira de rodas. Disseram a ele que, apesar de não conseguir andar hoje, existe uma terapia que pode dar forças para ele voltar a caminhar.”

8
Ele recebe um papel com o endereço e horário. Quando chega ao prédio, fica sabendo que a sala 212 é no segundo andar. Não há elevador, apenas uma grande escada. Ele não consegue subir, fica tenso. Levanta a mão na tentativa de chamar a atenção de alguém. Outro homem se aproxima e oferece ajuda. Ele, já com lágrimas nos olhos, agradece. Explica que precisa chegar à sala 212, em que poderá encontrar sua cura, mas que não consegue chegar lá. O estranho dá um sorriso de compaixão, “Claro que posso ajudar!” e acrescenta “A sala é no segundo andar à esquerda”. E, dizendo isso, vai embora.

9 – “Ansiedade é quase como sentir um elefante sentado em cima de seu peito.”

9

10 – “É um sistema de alarme que temos no cérebro. Se algo dispara este alarme, o corpo responde na hora: sobe a adrenalina, aumentam os batimentos cardíacos…”

10

Não fique em pânico caso alguma destas figuras e descrições combinem exatamente com você! Procure ajuda.

Fontes: buzzfeed.com, psychologytoday.com, awebic

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS