As invasões fotográficas do ilustrador brasileiro Lucas Levitan

Lucas Levitan, ilustrador brasileiro, tem uma imaginação fértil que inventa situações e histórias alternativas para tudo o que vê. Em sua série de imagens chamada Photo Invasion, ele invade fotos de usuários do Instagram usando ilustrações de desenhos animados criativas e divertidas.

Natural de Porto Alegre, Lucas Levitan saiu do Brasil em 2005 para fazer um mestrado em arte e design na Universidade de Artes de Londres. Ele havia programado ficar um ano no país (o tempo de duração do curso), mas acabou se apaixonando pela cidade e cultura londrina, e lá permaneceu. Desde então, Levitan já trabalhou como cineasta, artista plástico, designer e ilustrador. Hoje, ele atua como diretor de criação freelancer em publicidade.

A inspiração do projeto Photo Invasion surgiu de uma experiência de quase morte. Enquanto Levitan caminhava tranquilamente pelas ruas de Londres, um tijolo despencou do quarto andar de um prédio em construção e se espatifou no chão, passando a 10 cm de sua cabeça. Naquela ocasião, o brasileiro sentiu imensa gratidão pela vida, e concluiu que ainda tinha muitos projetos para pôr em prática antes de morrer. Foi daí que nasceu o Photo Invasion.

Esse projeto, iniciado em março de 2014, une duas paixões de Levitan: ilustração e fotografia.

Em entrevista para o jornal Correio Braziliense, ele afirma:

“Comecei fazendo ‘invasões’ em minhas próprias fotos, mas vi que interagir em fotografias de outros é mais divertido. O Instagram me ajudou a caçar imagens e encontrar ‘vítimas’ de todo o mundo.”

O projeto é simples, mas inquisidor. De maneira lúdica e engenhosa, o ilustrador faz intervenções nas fotos de estranhos que o inspiram. Mas Levitan não é um ladrão. Ele faz questão de creditar as pessoas cujas fotos ele invadiu. Seus objetivos são meramente artísticos, e os resultados, há de se dizer, são extraordinários.

Os contextos das fotos originais que Levitan se inspira fazem ainda mais sentido quando o ilustrador adiciona seus desenhos. Às vezes, as circunstâncias são completamente alteradas, mas, na maioria dos casos, as ilustrações enriquecem o conteúdo.

A interação criada por Levitan através de seus personagens dá a impressão de que as fotos são frames de desenhos animados que, por sinal, são muito engraçados.

De fato, o brasileiro uniu destreza, criatividade, oportunismo e efetividade para criar essas ilustrações. Veja a seguir:

lucas levitan_2 lucas levitan_3 lucas levitan_4 lucas levitan_5 lucas levitan_6 lucas levitan_7 lucas levitan_8 lucas levitan_9 lucas levitan_10 lucas levitan_11 lucas levitan_12 lucas levitan_13 lucas levitan_14 lucas levitan_15 lucas levitan_16 lucas levitan_17 lucas levitan_18 lucas levitan_19 lucas levitan_20 lucas levitan_21 lucas levitan_22 lucas levitan_23 lucas levitan_24 lucas levitan_25 lucas levitan_26 lucas levitan_27 lucas levitan_28 lucas levitan_29 lucas levitan_30 lucas levitan_31 lucas levitan_32 lucas levitan_33 lucas levitan_34 lucas levitan_35 lucas levitan_36 lucas levitan_37 lucas levitan_38 lucas levitan_39 lucas levitan_40

 

*Mais informações

COMPARTILHE
Eduardo Ruano
Escritor e redator por hobbie e profissão. Me considero uma pessoa racional, analítica, curiosa, imaginativa e em constante transformação. Gosto de ler, escrever, correr, assistir séries, beber e viajar com os amigos. Estudioso de psicologia, filosofia e comportamento humano. Também sou interessado em arte, literatura, cultura e ciências sociais. Odeio burocracias, formalismos e convenções. Amo pessoas excêntricas, autênticas e um pouco loucas, até certo ponto. Estou sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras.



COMENTÁRIOS