Alice no pais das maravilhas e os tiranos do dia a dia- Carla Acácio

Por Carla Acácio

Baseado no diálogo da Alice com a Rainha de Copas. :

 

Alice: Eu estava tentando encontrar o meu caminho…

Rainha de copas: Seu caminho???? Todos os caminhos são meus caminhos 

(e se vc discorda então cortem lhe a cabeça!!!)

A Rainha vermelha representa o tirano na história da Alice. Enquanto Alice que está perdida por aí tenta encontrar o “seu caminho”, a rainha não permite que ninguém tenha um caminho próprio pra seguir pq todos os caminhos são dela. E cortem a cabeça de quem ousar discordar.

Todos temos um pouco de tirano em nós. Temos nossas convicções, vontade de estarmos certos e de que todas as pessoas do mundo concordem com nosso ponto de vista, até aí tudo bem o problema é se tornar um tirano na vida real que não aceita que as pessoas sejam livres pra terem suas próprias convicções e querer privá-las do direito de não concordar com vc. Querer puni-las por isso.

Temos hoje o caso do deputado da bancada evangélica Anderson Ferreira (PR-PE) que propõe 15 anos de cadeia pra qualquer mulher que abortar por microcefalia.

( estou impressionada por não ter pedido pra decapita-las )

Não é novidade que para a maioria dos evangélicos o aborto é pecado, essa ideia é baseada no conceito religioso de que o feto já tem uma alma a partir do momento da concepcão, de que ele já é um ser humano. Não é errado ter essa crença, porém ela é baseada na sua fé, existem diversos cientistas, médicos, etc, pessoas com propriedade científica que não compartilham da sua visão. Inclusive a ONU fez a recomendação de aborto em casos de microcefalia. A idéia de que o feto já é um ser humano não é uma verdade absoluta, uma criança já nascida sim, é um ser humano completo, não há quem discorde, o feto, há divergências meu caro. Isso te agrade ou não.

Nao se pode obrigar todas pessoas a andarem pelo seu caminho. Quem discorda tem seu embasamento pra isso. Não cortem-lhe as cabeças…
Criar leis com base na sua visão religiosa e moral sem considerar a pluralidade cultural do país e punir quem quer andar por caminhos diferentes dos seus dogmas, é tirania!

Em maior escala ainda temos os terroristas que chegam a fazer atentados, torturar e matar qualquer pessoas que não compartilhe das suas crenças.

Esses são casos extremos mas a verdade é que
Todos tem um pouco (ou muito) de tirano em si.

Devemos deixar cada um deve ser livre para percorrer o seu próprio caminho.
Sem passar por cima dos direitos dos outros.

Agora, deixando um pouco de lado os defeitos alheios e começando por onde podemos mudar mais facilmente:
Por nós mesmos
E ai vc já foi um tirano hoje?

Carla Acácio é formada em artes e trabalha como ilustradora

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS