A ousadia, a polêmica e as cores de Almodóvar em 10 filmes

Seus filmes são exagerados, extravagantes, ousados, polêmicos e transgressores, suas cores são vibrantes, suas personagens mulheres fortes, muitos foram aclamados pela crítica e alguns receberam os maiores prêmios do cinema.

Por trás desses filmes está ele, diretor, produtor, roteirista, amado pelo seu público, o homem que quando jovem não estudou cinema, mas está entre os mais premiados realizadores da história da sétima arte. Acumula mais de um Oscar, Globo de Ouro, BAFTA e a lista continua com outros prêmios, dentre eles os do Festival de Cannes e vários Goya.

A sexualidade é explorada em seus filmes de forma muito aberta, o que já gerou polêmica e críticas, mas é uma marca registrada da qual ele nunca abriu mão em sua trajetória no cinema.

Contam também que quando ele tinha cerca de oito anos estudou com os Salesianos e Franciscanos, o que originou sua visão anticlerical, o que pode ser conferido no seu filme La mala educación. Há inclusive os que insinuam que o longa é uma autobiografia da infância do diretor.

A questão é que muitos amam os seus filmes, outros não, mas não há como ficar indiferente diante de sua obra quase sempre provocativa.

Não se pode negar o singular talento do icônico diretor, produtor e roteirista espanhol Pedro Almodóvar.

Abaixo segue uma seleção com dez dos seus filmes:

  1. MULHERES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS

Título original: Mujeres al borde de un ataque de nervios

1

Não foi seu primeiro filme, mas foi o que fez Almodóvar ultrapassar as fronteiras da Espanha e se consagrar internacionalmente. Mulheres a beira de um ataque de nervos chegou a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, mas não levou a estatueta. O longa é uma comédia nonsense com vários personagens. Conta a história de Pepa Marcos (Carmen Maura) que é abandonada por Ivan (Fernando Guillén), seu amante, e se desespera com a situação. Por sua vez, a mulher de Ivan descobre a traição do marido e tenta se vingar. Já o filho de Ivan, Carlos (Antonio Banderas), procura um apartamento e acaba cruzando com Pepa. E, para completar a confusão, Candela (María Barranco), uma amiga de Pepa, está com problemas por ter namorado um terrorista e agora teme ser presa.

  1. ATA-ME!

Título original: Átame!

2

O filme conta a história de Ricky (Antonio Banderas) que recém saído de um hospício resolve ir atrás de uma ex-atriz pornô, Marina Osorio (Victoria Abril), conhecida dele. Com ideia fixa na atriz ele invade o seu apartamento para que ela o aceite como amante e marido. Ao recusar tamanha loucura, ela é amarrada na cama por Ricky para aprender a gostar dele, mas diversos imprevistos darão novos rumos aos acontecimentos.

  1. DE SALTO ALTO

Título original: Tacones lejanos

3

O filme conta a história de Rebeca (Victoria Abril) que é casada com o antigo amante da sua mãe Becky (Marisa Paredes), que a abandonou para investir na carreira. Becky volta anos depois para uma apresentação em Madrid e reencontra a filha. Então, o marido de Rebeca aparece morto e a trama envolvendo mãe e filha começa a se desenrolar.

  1. CARNE TRÊMULA

Título original: Carne Trémula

4

O filme começa com uma prostituta tendo um filho dentro de um ônibus. Quando o menino, chamado Victor (Liberto Rabal), cresce e está com aproximadamente vinte anos ele conhece Elena (Francesca Neri) num encontro casual. Victor não tira Elena da cabeça e resolve aparecer de surpresa no apartamento dela, o que gera uma grande confusão. A polícia é chamada e quando David (Javier Bardem) e Sancho (José Sancho) chegam ao apartamento para levar Victor acontece uma grande tragédia. Preso Victor só vai reencontrar Elena anos depois.

  1. TUDO SOBRE MINHA MÃE

Título original: Todo sobre mi madre

5

O filme ganhou diversos prêmios, dentre os quais o Oscar de melhor filme estrangeiro e melhor Diretor em Cannes. O longa conta a história de Manuela (Cecília Roth), uma mãe solteira, cujo seu único filho morre atropelado ao tentar pegar um autógrafo. Sabendo que o desejo do filho era conhecer o pai, Manuela inicia uma jornada de redenção a procura do ex-amante, uma travesti chamada Lola que desconhece que teve um filho. No caminho ela encontra a atriz (Marisa Paredes) que seu filho admirava e também uma jovem freira (Penélope Cruz) cheia de problemas.

  1. FALE COM ELA

Título original: Hable con ella

6

O filme conta a história do enfermeiro solitário Benigno, interpretado por Javier Camara, que devota um amor platônico a uma bailarina chamada Alicia (Leonor Watling). Um dia ela sofre um acidente e acaba internada em coma no hospital em que Benigno trabalha. A partir daí, ele passa a cuidar dela com um prazer e uma dedicação muito acima do normal. Dentre os cuidados, “falar” com Alicia em coma faz parte da rotina de Benigno, assim como dar banho, massagear, cortar seus cabelos, dentre outras coisas mais.

Em paralelo o filme conta a história de Marco (Darío Grandinetti) e Lydia (Rosario Flores), uma toureira também em coma, cujo quarto no hospital fica ao lado do de Alicia. O filme vai se desenrolando entre as duas mulheres em coma e os dois homens que se tornam amigos até que uma reviravolta muda todo o rumo da história.

  1. MÁ-EDUCAÇÃO

Título original: La mala educación

7

O filme conta a história de Ignácio (Gael Garcia Bernal) um jovem com problemas após ter sofrido abuso sexual numa escola católica. O autor dos abusos é o padre Manolo (Daniel Giménez Cacho) que era seu professor. Ignácio era apaixonado no internato por Enrique (Fele Martínez) um amigo de classe que depois é expulso do colégio. Muitos anos depois, Ignácio, agora um travesti, reencontra sua antiga paixão que trabalha com cinema e está em busca de uma boa história. Então, Ignácio prepara um roteiro sobre o tempo em que eles viveram no internato. Enrique aceita a proposta de Ignácio para fazer o filme, mas o padre Manolo reaparece causando uma reviravolta na vida dos seus antigos alunos.

  1. VOLVER

Título original: Volver

8

O filme conta a história de Raimunda, interpretada por Penélope Cruz, mulher forte e trabalhadora, que protege a filha adolescente após esta ter matado o pai bêbado. A menina se defendeu de uma tentativa de abuso sexual. Em paralelo, a irmã de Raimunda, chamada Sole (Lola Dueñas), avisa que a tia delas faleceu. Sole vai sozinha ao funeral da tia no vilarejo onde a família viveu. O povo do local afirma que a tia delas tinha contato com o fantasma de Irene (Carmem Maura), mãe de Sole e Raimunda. Sole não acredita, mas acaba realmente por encontrar com o fantasma da mãe. Já Irene e Raimunda (mãe e filha) possuem assuntos pendentes que precisam ser resolvidos.

  1. ABRAÇOS PARTIDOS

Título original: Los abrazos rotos

9

O filme conta a história do cineasta Mateo (Lluis Homar) que sofreu um acidente de carro e ficou cego há muitos anos. O acidente foi apenas o desfecho de uma aventura vivida por Mateo e Lena (Penélope Cruz). Na época, Lena era uma aspirante a atriz que namorava um milionário e conseguiu a chance de participar de um filme dirigido por Mateo, mas quando eles se envolvem as coisas se complicam para os dois.

  1. A PELE QUE HABITO

Título original: La Piel que Habito

10

O filme conta a história do conceituado médico Roberto Ledgard (Antonio Banderas) que, após a perda da esposa, vive com a filha Norma (Bianca Suárez). A garota tem problemas psicológicos e faz o pai supor que ela foi estuprada por um rapaz que tinha acabado de conhecer. Robert como pai não medirá esforços para se vingar do rapaz e como cirurgião não terá qualquer escrúpulo para colocar em prática seus loucos experimentos médicos.




COMENTÁRIOS