7 coisas que eu prometi nunca dizer quando tivesse uma filha, mas digo todos os dias

Por Stael F. Pedrosa Metzger

Toda mulher sabe quais foram as palavras que prometeram nunca dizer às suas filhas. Basta lembrar-se do tempo anterior à chegada delas, quando cada uma de nós era uma filha. Quais eram as palavras ou frases que mais nos irritavam, magoavam, diminuíam ou desestimulavam?

Um dia prometemos que quando tivéssemos uma filha nunca diríamos tais coisas a elas e nos pegamos todos os dias dizendo quase que com as mesmas palavras.

Nem tudo que prometemos jamais dizer é necessariamente ruim a nossas filhas, mas algumas frases sim. Felizmente nunca é tarde para rever nossos atos e decidir quais devemos continuar e quais descontinuar.

Continue a dizer às suas filhas

1. Você não é todo mundo

Quando você era jovem, ficava irritada quando sua mãe lhe dizia isso. Hoje lembrar à sua filha que ela não é todo mundo e não deve fazer algo porque todo mundo faz pode ser bastante benéfico a ela, embora ela odeie ouvir.

2. Vá dormir cedo

O sono é benéfico para o corpo e a mente. Dormir cedo e acordar cedo traz disposição e evita ver o que não vale a pena na TV, nem ficar na internet ociosamente.

3. Não é boa amizade para você

As mães têm uma visão além da face meiga e das palavras doces. Se você sente que determinada pessoa não é boa companhia ou influência para sua filha, diga! Por mais que ela odeie, é necessário ser dito. Talvez você se lembre de quando sua mãe lhe disse isso (e você odiou) e mais tarde se provou que ela estava certa. Então diga logo mais uma vez, antes que você tenha que dizer aquela frase ainda mais odiada: “Eu não avisei?”.

4. Você não vai com essa roupa

Jovens adolescentes podem não compreender o conceito de que a elegância não é mostrar o corpo. A objetificação da mulher é nociva e o conceito de que sua influência no mundo deva passar pela sedução não eleva a mulher, pelo contrário, a torna um ser inferior. É necessário que as mães influenciem suas filhas a valorizarem suas capacidades, talentos e ternura acima dos atributos físicos. Isso certamente contribuirá muito para que um dia elas não se sujeitem a inúmeras cirurgias plásticas ou aplicação de produtos insalubres em seus corpos para agradar a quem não as ama e nem valoriza.

Pare de dizer às suas filhas

1. Isso é coisa para homens

Ainda que suas palavras tenham a intenção de proteger sua filha, elas não devem expressar tal distinção. Atualmente a linha entre o que é “coisa de homens” e “coisa de mulher” é muito tênue e, ao expressar tal conceito, pode estar impedindo sua filha de alçar voos mais altos. Quanto mais ela aprender sobre as coisas de homens e mulheres mais equipada ela estará para sua independência. Mulheres podem pilotar aviões ou lutar boxe sem perder sua feminilidade.

2. Você não faz nada direito

“Aprendi que as pessoas esquecerão o que você disse e esquecerão o que você fez, mas jamais esquecerão como você as fez sentir-se”.

Maya Angelou

Quando você diz tal frase a uma pessoa, especialmente em formação, você pode deformar a maneira em que ela vê a si mesma para sempre. Ela nunca ousará fazer algo novo ou desafiador e nem considerará bom o que fez, pois suas palavras estarão sempre presentes acusando-a de não fazer nada direito.

3. Porque você não é igual a…

Se você prometeu nunca dizer isso à sua filha, é porque sabe o quanto magoa. Jamais a compare com outras garotas. Deixe-a ser o ser único e maravilhoso que ela é. Para uma menina ou adolescente tentando encontrar seu lugar no mundo, qualquer tipo de comparação pode ser uma fonte de frustrações. Seja apenas o exemplo do que você gostaria que sua filha se tornasse.

“Seja sempre a melhor versão de si mesmo e não a cópia de alguém”.

Judy Garland

Fonte indicada: Família

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS