25 coisas com as quais você perde tempo demais!

“Você ama a vida? Então não desperdice o tempo, porque é desse material que a vida é feita.”

Benjamin Franklin

Esta manhã eu recebi um mail de agradecimento de uma leitora chamada Hope. Ela disse que o nosso blog e livro a ajudaram e motivaram através de um processo de recuperação após um grave acidente de carro ocorrido no ano passado. Toda história de Hope é muito comovente e inspiradora, mas esta linha, em particular,  me fez parar e pensar:

“O momento mais feliz da minha vida ainda é aquela fração de segundo que aconteceu há um ano atrás, quando, como eu me vi esmagada sob o carro, mas percebi que o meu marido e meu menino de 9 anos de idade estavam fora do veículo e absolutamente bem.”

Momentos terríveis como este nos forçam a reconhecer o que é verdadeiramente importante para nós. No caso de Hope era saber que seu marido e filho estavam bem.

No restante de seu e-mail, ela fala sobre como sua família compartilha muito mais tempo  agora, simplesmente contando histórias, rindo com piadas  e apreciando a companhia do outro.

“O acidente nos fez perceber quanto tempo nós tínhamos perdido a cada dia com coisas que não eram importantes.”, disse ela.

É difícil pensar em uma história como a de Hope e não parar e se perguntar: “Quais são as coisas que me fazem perder tempo e nem são importantes para mim?”

Aqui está uma lista de coisas a considerar, talvez algumas delas também não façam tanto sentido em suas vidas:

1. Distrações durante momentos especiais com pessoas especiais. – Preste atenção às pequenas coisas porque quando você realmente sentir falta de alguém serão as pequenas coisas que farão diferença e te darão as “grandes lembranças”. Rir com alguém,  fazer longas caminhadas, deliciar-se com grandes conversas. Separe um pouco de tempo e apenas esteja junto com quem ama.

2. Ocupação compulsiva. – Separe um tempo diário para não estar ocupado. Dedique algum tempo para a inatividade: são nesses momentos que você vai refletir, descansar e recarregar. Não se engane; você não é tão ocupado para abrir mão de alguns poucos minutos destinados a sua sanidade.

3. Pensamentos negativo sobre a sua situação atual – A vida é como um espelho; obtemos os melhores resultados quando sorrimos.Então, fale sobre suas bênçãos mais do que fala sobre os seus problemas. Só porque você está lutando, não significa que você está falhando. Todo grande sucesso requer algum tipo de luta digna para chegar lá.

4. O drama desnecessário em torno de você. – Seja sábio o suficiente para andar longe do que te faz mal. Concentre-se nos pontos positivos e os negativos em breve serão mais difíceis de ver.

5. O desejo de tudo o que você não tem. – Não, você não vai sempre obter exatamente o que você quiser, mas lembre-se: Há muitas pessoas que nunca terão o que você tem agora. As coisas que você toma por etapas superadas são coisas pelas quais alguém está orando. A felicidade nunca vem para aqueles que não apreciam o que já têm.

6. Comparando-se a todos os outros. – a comparação social é o maior  ladrão de felicidade que existe. Você poderia passar a vida inteira se preocupando com o que os outros têm, mas não iria receber nada por isso.

7. Pensando em quem você era ou o que você teve no passado. – Você não é a mesma pessoa que era há um ano, um mês atrás, ou há uma semana. Você está sempre em crescimento. Experiências não param de acontecer. Assim é a vida.

8. Preocupar-se com os erros que você cometeu – Tudo bem se você fracassar; é assim que você ficará mais sábio. Dê a si mesmo uma pausa. Não desista. Grandes coisas levam tempo, e você está chegando lá. Deixe que seus erros sejam a sua motivação, e não suas desculpas. Decida agora que as experiências negativas do seu passado não vão definir o seu futuro.

9. Preocupar-se com o que todo mundo pensa e diz sobre você. – Não leve as coisas tão para o lado pessoal, mesmo que pareça pessoal.Raramente as pessoas fazem as coisas por causa de nós; elas fazem as coisas por causa delas mesmas . Honestamente, na maior parte das vezes você não pode mudar a forma como as pessoas tratam você ou o que elas dizem sobre você. Tudo o que você pode fazer é mudar a forma como você reage e quem você escolhe para estar ao seu redor.

10. O auto-engano. – Sua vida só melhorará quando você aprender a aproveitar as pequenas chances. E a primeira e mais difícil chance que você deve se dar é ser honesto consigo mesmo.

11. Um caminho de vida que não se sente bem. – A vida é para ser apreciado, não suportada. O sucesso na vida é para quem está animado com o caminho que está seguindo. Trata-se de caminhar confortavelmente em seus próprios pés, na direção dos seus sonhos.

12. Definição dos outros de sucesso e felicidade. – Você simplesmente não pode basear a sua ideia de sucesso e felicidade em opiniões e expectativas de outras pessoas.

13. Aqueles que insistem em usar e manipular você. – O que você permitir é o que vai continuar. Dê o máximo que puder, mas não se permiti  ser utilizado. Ouça aos outros com atenção, mas não perca a sua própria voz. 

14. Tentando impressionar a todos. – Uma das coisas mais libertadoras que aprendemos na vida é que não temos que gostar de todo mundo assim como todo mundo não tem que gostar de nós, e isso é perfeitamente normal. Não importa como você vive, alguém vai se decepcionar. Portanto, apenas viva a sua verdade.

15. Todos os medos que te impede. – O medo é um sentimento, não um fato. A melhor maneira de ganhar força e auto-confiança é fazer o que você tem medo de fazer. Atreva-se a mudar e crescer. No final, há apenas uma coisa que faz um sonho completamente impossível de alcançar: Falta de ação com base no medo do fracasso.

16. Duvidando e questionando a si mesmo. – Quando estiver em dúvida apenas dê o próximo pequeno passo. Às vezes o menor passo na direção certa acaba sendo o maior passo de sua vida.

17. Permanecer perto de pessoas que boicotam seus sonhos. – É melhor estar sozinho do que permitir que as pessoas negativas e as suas opiniões o tirem de seu destino. Não deixe que os outros esmaguem seus sonhos. Faça apenas uma vez o que eles dizem que você não pode fazer, e você nunca mais vai prestar atenção à sua negatividade novamente.

18. Pensando o momento perfeito virá. – Você não pode esperar o momento perfeito. Às vezes você tem que se atrever a fazê-lo, porque a vida é curta demais para saber o que poderia ter sido.

19. Band-Aids e correções temporárias. – Você não pode mudar o que você se recusa a enfrentar. Você não pode encontrar a paz, evitando coisas. Lide com os problemas diretamente antes que eles influenciem em sua felicidade. 

20. Julgamentos fechados. – Abra sua mente antes de abrir a boca. Não odeie o que você não sabe. A mente é como um pára-quedas; ele não funciona quando ele está fechado.

21. Erros e omissões de outras pessoas. – Tente ser tolerante com os erros e descuidos das pessoas. Às vezes as pessoas boas fazem más escolhas. Isso não significa que elas são ruins; Isso simplesmente significa que elas são humanas.

22. O ressentimento. – A bondade não deve ser confundida com fraqueza, nem perdão com aceitação. Trata-se de saber que o ressentimento não é o caminho para a felicidade. Lembre-se, você não perdoa as pessoas porque você é fraco. Você perdoa porque você é forte o suficiente para saber que as pessoas cometem erros.

23. Pensamentos de ódio. – Defina um exemplo. Trate a todos com bondade e respeito, mesmo aqueles que são rudes com você – não porque eles são bons, mas porque você é. Faça da bondade um ritual diário; é o que torna a vida mais feliz e mais gratificante a longo prazo.

24. Lamentações– Você não tem que ser definido pelas coisas que você fez ou deixou de fazer. Não se deixe ser controlado por arrependimentos. Talvez haja alguma coisa que você poderia ter feito diferente, ou talvez não. De qualquer forma, é apenas algo que já aconteceu. Deixe o passado imutável atrás de você e siga no momento presente.

25. Cada ponto no tempo é diferente de agora. – Não chore sobre o passado, ele foi embora. Não se estresse muito sobre o futuro, ele não chegou. Faça o seu melhor para se viver agora e fazer dele um momento que vale a pena viver.

É a sua vez …

Quais são as coisas que acabam com o seu tempo?

Por MARC CHERNOFF , via Marc and Angel Hack Life
Traduzido e adaptado por Josie Conti
Do original: 25 Things You Need to Stop Wasting Time On

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS