16 fatos alucinantes que você nunca soube sobre gêmeos

Chama-se gêmeos a dois ou mais irmãos que nascem de uma mesma gestação da mãe, podendo ser idênticos ou não. Por extensão, as crianças nascidas de partos triplos, quádruplos ou mais também são chamadas de gêmeos. Apesar de não haver uma estatística precisa, estima-se que uma gravidez dentre cada 85 seja gemelar com aumento progressivo nos últimos anos.

Abaixo, uma lista de curiosidades sobre gêmeos.

Confira!

Gêmeos podem ter diferentes pais biológicos

Em 2009, Mia Washington deu à luz gêmeos com dois pais diferentes, uma ocorrência de um em um milhão.

Um exemplo disso é de uma mãe chamada Mia que, em um mês,  liberou dois óvulos. Como ela tinha dois parceiros s sexuais, cada um fertilizou um dos óvulos, resultando em dois bebês com dois pais.

Cães farejadores treinados podem perceber a diferença entre gêmeos idênticos

Embora gêmeos idênticos sejam conhecidos por enganar até mesmo os pais, eles não podem enganar cães. Os pesquisadores descobriram que os pastores alemães treinados poderiam identificar a diferença entre entre gêmeos idênticos uma vez que o odor de cada indivíduo é afetado por fatores externos, como alimentos e infecções.

Gêmeos separados podem viver vidas assustadoramente semelhantes

Jim Lewis e Jim Springer tinham quatro semanas de idade  quando eles foram separados. Cada um dos gêmeos foi viver com uma família adotiva diferente. Foi descoberto, mais tarde, que suas vidas possuiam semelhanças verdadeiramente notáveis. Ambos tinham um cachorro chamado Toy quando eram crianças. Ambos casaram-se duas vezes, sendo que a primeira mulher de ambos chamava-se Linda e segunda chama-se Betty. Ambos dirigiram Chevys, fumavam cigarros Salem e bebiam Miller Lite.

As mulheres que dão à luz a gêmeos podem viver mais tempo

Mulheres que dão à luz a gêmeos são geralmente mais saudáveis ​​e mais fortes. Alguns acreditam que os gêmeos são uma adaptação evolutiva, onde a mais saudável das mães aproveita a oportunidade para passar o dobro de genes de uma só vez.

Mulheres altas têm mais probabilidade de ter gêmeos

Especialistas do The Long Island Jewish Medical Center descobriram que mulheres mais altas têm possuem mais IGF – uma proteína que aumenta a chance de uma mulher ovular. Quanto mais IGF uma mulher tem, maior a chance de que ela ficar grávida de gêmeos. Outra pesquisa descobriu que as mulheres que deram à luz a gêmeos eram, em média, um centímetro mais altas do que as outras mães.

Mulheres que comem uma grande quantidade de laticínios também são mais propensas a ter gêmeos

Um estudo publicado no Journal of Reproductive Medicine comparou as taxas de natalidade de gêmeos de mães que são vegan e mães não-vegan. Aqueles que consumiram laticínios eram cinco vezes mais propensos a ter gêmeos. Vacas, assim como os humanos, também produzem IGF e o liberam em seu leite. Ou seja, consumir leite também aumenta as taxas de IGF.

Gêmeos interagem uns com os outros no utero

A Universidade de Padova recentemente descobriu que os gêmeos são tão próximos no útero como fora dele. Às 14 semanas de gestação, os gêmeos já são vistos interagindo um com o outro. Quatro semanas mais tarde, um dos gêmeos no útero toca o corpo do irmão/irmã com mais frequência do que ele toca seu próprio corpo. 

Gêmeos que são reflexões exatos um do outro são chamados “Espelho”

Cerca de 25% dos gêmeos idênticos se desenvolvem de frente um para o outro, o que significa que se tornam reflexões exatas um do outro. Um deles é muitas vezes canhoto, enquanto o outro é destro. Eles também podem ter sinais de nascença identicos, só que em lados opostos dos seus corpos.

Alguns gêmeos siameses podem ouvir os pensamentos um do outro e ver através dos olhos um do outro

Krista e Tatiana Hogan estão ligados à cabeça e compartilhar um mesmo tálamo – a parte do cérebro que controla as sensações físicas e as funções motoras. Como resultado, as meninas podem ver através dos olhos uma da outra e ouvir os pensamentos uma da outra. Elas também podem sentir e ver o que o que a outra faz.

O corpo de uma mãe ajusta exclusivamente para gêmeos

O peito de uma mãe vai aquecer ou esfriar para regular a temperatura de um bebê que é mantido nele. Quando uma mãe tem gêmeos, cada mama pode ajustar a temperatura independentemente da própria temperatura corporal da mãe de maneira a confortar melhor cada criança.

A maior taxa de nascimentos de gêmeos está na África Central

Com mais de 18 por 1.000 nascidos gêmeos, a África Central tem, de longe, as maiores taxas de geminação. É especialmente rica em Benin, onde 27,9 em cada 1000 nascimentos são gêmeos. O menor número de nascimentos de gêmeos pode ser encontrada na Ásia e na América Latina, com taxas inferiores a 8 nascimentos para cada 1.000. Os Estados Unidos, Europa e Austrália variam de 9 a 16.

Uma das maneiras mais fáceis de identificar gêmeos idênticos separados são seus umbigos

Os umbigos são cicatrizes do destacamento do cordão umbilical e, como não são fruto da genética, após a queda do umbigo, cada um é um pouco singular.

As chances de ter gêmeos é muito maior do que era há 30 anos

A taxa de natalidade de gêmeos aumentou em 76% desde 1980. Especialistas acreditam que isso pode ser porque as mulheres mais velhas estão tendo mais filhos, e as mulheres na casa dos trinta são mais propensas a ter gêmeos do que as mulheres na casa dos vinte.

Gêmeos idênticos não têm impressões digitais idênticas

Impressões digitais não são apenas moldada por DNA. Apesar de começar com as mesmas impressões digitais, durante 6 a 13 semanas de gravidez, quando os gêmeos começam a se mover, eles tocam o saco amniótico que forma sulcos e linhas exclusivas.

Gêmeos idênticos podem se tornar grandes parceiros de crime

Além de suas impressões digitais, os gêmeos idênticos são 99,99% idênticos no nível do DNA. Em janeiro de 2009, 6.800 mil dólares em jóias foram roubados em Berlim. O único suspeito (que estava usando luvas) deixou para trás gotas de suor, de onde a polícia extraiu o DNA e rastreou duas pessoas – Hassan e Abbas O. – gêmeos idênticos. Ambos negaram responsabilidade, um acusou o outro, e porque a polícia não conseguiu identificar a qual dos gêmeos o DNA pertencia, ambos acabaram livres.

Quase metade dos gêmeos inventa sua própria língua

Bebês que são extremamente próximos são conhecidos por  formar linguagens autônomas que só eles podem entender. Isso acontece com cerca de 40% dos gêmeos.

Abaixo está um exemplo adorável …

Traduzido e adaptado do original: Distractify

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS