15 razões pelas quais você provavelmente perderá amigos no Facebook

Muitas pessoas se deslumbram com as possibilidades do Facebook e não pensam nas consequências de postagens que podem gerar desconforto em seus amigos virtuais.

As principais razões das amizades desfeitas no Facebook podem ser enumeradas da seguinte forma:

1. Discussões sobre política

Claro que emitir a sua opinião sobre política pode ser interessante, principalmente se você aprecia estudar a respeito e tem amigos que se interessam pelo assunto. Mas cuidado para não se envolver em discussões infundadas e inoportunas. Essa matéria alerta: “Talvez seja a hora de aceitar que o Facebook é um meio ruim para o debate político”.

2. Discussões sobre religião

Se você não quer ter apenas amigos da sua religião, seja comedido nas postagens religiosas e se precisar conversar sobre elas, não aceite polemizar.

3. Divisão de ideias

A mesma matéria acima divulga um estudo recente da Universidade do Colorado em Denver que concluiu que entre as razões mais citadas para desfazer amizades na rede é a polarização de ideias. As pessoas costumam manter contato com as que tenham pensamentos afins.

4. Postagens repetitivas

Se você postar sempre sobre o mesmo assunto, uma hora o interesse acaba e você será tido como uma pessoa chata e cansativa.

5. Grosseria

Educação é fundamental em toda e qualquer forma de comunicação, inclusive no Facebook. Xingamentos, palavrões e ofensas não são aceitáveis por muitos que preferirão clicar em “desfazer amizade”.

6. Comentários nas postagens dos amigos

Comentar a postagem de alguém deve ter um bom motivo, pois não é conveniente provocar polêmica. Não se esqueça: você não precisa comentar tudo o que lê e se o fizer seja razoável e respeitoso.

7. Postagens pornográficas

Ninguém é obrigado a ficar vendo ou lendo esse tipo de postagem e muitos vão se incomodar e preferir ficar longe.

8. Postagens violentas

Muitas pessoas ainda se comprazem com notícias, fotos e vídeos com conteúdo violento e hostil, mas felizmente, muitos também usam das ferramentas de denúncia do Facebook para eliminar tais postagens e bloquear os que as fazem.

9. Atualizações racistas

Esse tipo de postagem é totalmente inadequado e costuma causar muitos debates desrespeitosos e até mesmo violentos. Aliás, quem se presta a isso dificilmente manterá amigos.

10. Fazer do Facebook um diário

Você posta desde que levanta até que vai deitar, incluindo o “fui” trabalhar, correr, estudar, comer, passear… É muito chato!

11. Manifestações preconceituosas

Claro que você pode manifestar suas opiniões, mas precisa ter cautela com a forma pela qual se expressa. Demonstrar sentimentos hostis, generalizando seres humanos é inaceitável.

12. Exposição contínua de sentimentos

Pode ser que em algum momento você tenha vontade de expor algum sentimento, mas observe se isso pode interessar aos seus amigos, afinal você está escrevendo para que eles leiam, certo?

13. Mudança de interesses

Suas postagens têm a ver com o que você está vivendo, assim se você se casa, ou se separa, ou tem filhos, enfim, quando muda o tipo de postagem pode fazer com que muitos percam o interesse em ter você como amigo.

14. Atualizações arrogantes ou tidas como tal

Segundo esse artigo: “(…) o caráter da relação virtual induz a maior espontaneidade, favorece desencontros, atitudes irreflexivas e mesmo abusos. Nem sempre o bom senso e o respeito prevalecem”.

15. Todo tipo de excesso

As postagens no Facebook favorecem a ilusão e o apelo à aparência e tudo o que é demais fica enfadonho e, notadamente, irreal, assim ser feliz demais, viver deprimido, ostentação ou qualquer tipo de exagero costuma ser um bom motivo para “cortar” amigos na rede.

Bom deixar claro que perder contatos virtuais não é sempre algo ruim, afinal o ideal é interagirmos com pessoas que possuem algum tipo de afinidade conosco.

O Facebook é uma forma muito interessante de reatar e fazer novas amizades, de aprender a entender pontos de vista diferentes, além de promover ideias pessoais e profissionais. Obviamente, a escolha de como usar essa potente ferramenta é de cada um de nós.

Por Suely Buriasco. Fonte indicada Família.com

E você? O que te tira do sério no Facebook?

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS