10 coisas que você precisa começar a encontrar tempo para fazer

Por Stephanie Gomes

A palavra “vida” é um substantivo com vários adjetivos. Alguns deles somos nós que determinamos: ela pode ser linda, incrível, bem aproveitada, apaixonante, feliz… Outros, são característicos e inalteráveis, funcionam igualmente para todas as pessoas. Um exemplo: a vida é curta. Curta, mas não insuficiente. Temos tempo o bastante para construirmos e vivermos uma vida que vale a pena.

É nessa hora que você diz: “mas eu não consigo encontrar tempo para nada!”. Tem razão. Tempo não se encontra, se cria. E se você não pretende se dar ao trabalho de criar tempo para viver a sua vida da forma que te faz feliz, qual a razão de viver? Se essa pergunta te toca e faz você sentir que precisa criar mais tempo para investir em sua felicidade, comece com o seguinte:

1) Dedicar-se ao que você ama

Este é o primeiro item da lista porque ele é, definitivamente, o mais importante. O que é realmente importante para você? Sua família, seus amigos, seu animal de estimação, sua casa, um grande projeto, seu hobby, algo que esteja tentando aprender, um objetivo… O que você ama de verdade? Tudo bem não amar todas as atividades que você faz (ninguém ama pagar contas, ir ao médico, acordar cedo…), mas não está tudo bem se você nunca tem tempo para aquilo que ama.

2) Planejar sua vida

É claro que muitas coisas boas surgem sem planejamento, de surpresa. Mas jogar a vida ao vento e esperar que ela te surpreenda trazendo tudo o que você sonha, sem tomar nenhuma atitude e fazer escolhas não é uma boa ideia. Tão importante quanto saber o que você quer é ter tempo para pensar em seus planos de ação. Ao contrário do que muitos pensam, planejamento não é perda de tempo. Quando você se planeja as coisas ficam mais claras, organizadas e possíveis. Fazer um planejamento é também uma ótima forma de encontrar motivação. Crie algum tempo para se planejar e vai ficar mais fácil partir para a realização.

3) Conectar-se às pessoas (não na internet!)

É muito importante saber ser feliz quando você está sozinho, mas isso não significa que isolar-se do mundo seja o ideal. Vivemos em sociedade e somos seres que precisam se relacionar com outros. É essencial para a felicidade compartilhar momentos, experiências e aprendizados e nós precisamos das outras pessoas para conversar, rir, desabafar, ter companhia… Sei que tudo isso pode ser feito pelo Whatsapp, mas nada se compara à conexão da presença. Comece a criar algum tempo para estar com sua família e amigos e você vai conseguir perceber por si só como isso é importante.

4) Olhar para dentro si

Ter consciência de suas emoções, sentimentos e desejos, sejam eles positivos ou negativos, bons ou ruins é, com certeza, a parte mais importante do autoconhecimento. Mas como chegar a uma conclusão certa sobre tudo isso? É simples, mas requer tempo para se dedicar a refletir e ser honesto com você mesmo. Desligue-se do mundo externo por algum tempo e olhe para si. Pergunte-se: eu estou bem? Qual emoção predomina em mim neste momento? Por que? O que fiz para estar assim? Estou no caminho certo ou preciso mudar algo? O que posso fazer agora? Parece simples demais, mas raramente nos damos tempo para fazer isso, e depois dizemos que não sabemos como buscar autoconhecimento. Arrume um tempo e comece por aí.

momento-de-paz

5) Ter momentos de paz

Viver 24 horas por dia, sete dias por semana, 30 dias por mês envolvido com obrigações e atividades estressantes, e não ter nem um tempinho para relaxar e descansar a cabeça deixa qualquer um infeliz. É importante ter alguns momentos de desaceleração e reenergização todos os dias, senão a mente e o corpo não aguentam. Pelo menos uma vez por dia, apenas pare e faça algo que dê paz para o seu coração. Descubra o que funciona para você. Pode ser ficar em silêncio, deitar no escuro por alguns minutos, meditar, fazer yoga, caminhar, praticar um esporte, dançar, cozinhar… Encontre algo que te faça bem e coloque em prática.

6) Pensar

Acalmar a mente e diminuir os pensamentos é necessário, mas pensar também pode nos fazer muito bem. Quando bem usado, o pensamento tem poderes maravilhosos de melhorar a nossa vida e as nossas emoções. Sempre que tiver algum tempo livre e quiser refletir, faça isso de forma que te traga algum bem. Agradeça pelas coisas boas de sua vida, resgate boas memórias, pense em seus planos e sonhos, pratique pensamentos positivos… o que você quiser. Lembre-se: o pensamento tem poder. Vale a pena investir algum tempo para usá-lo a seu favor.

7) Fazer o que quiser

Sabe aquelas vontades que dão de vez em quando, e você não sabe de onde vêm, mas gostaria de realizar? De ver o seu filme favorito pela milionésima vez, de organizar suas coisas, de dar uma volta por aí, ouvir música, plantar bananeira, fotografar seu cachorro, desenhar, andar de patins, preparar brigadeiro… podem ser coisas bobas mesmo, mas é importante ter tempo para aproveitar a liberdade de escolher qualquer coisa para fazer, sem se preocupar com nada, só em ser feliz. Esse tempo dedicado às nossas vontades acabam muitas vezes sendo deixados em segundo plano, mas são importantes para que a felicidade das pequenas coisas esteja sempre presente.

8) Entretenimento enriquecedor

Conhecimento, aprendizado e crescimento são coisas que todas as pessoas passam a vida em busca, até mesmo os mais desinteressados. Atividades que expandam a mente e aumentem a cultura e o conhecimento são coisas que devemos fazer com o máximo de frequência possível. Se só pensar nisso não te dá vontade de criar tempo para enriquecer seus conhecimentos, pense na possibilidade de fazer isso com atividades que te dão prazer. Ler é uma delas, mas não é a única. Você pode assistir a filmes, séries e documentários de assuntos que acha interessantes, ir ao teatro, jogar um jogo ou ter experiências na prática. Arrume tempo e use a criatividade para se divertir e aprender.

tentar-coisas-novas

9) Tentar coisas novas

É claro que não há nada de errado em voltar várias vezes no seu restaurante favorito, repetir uma viagem que você amou ou gostar muito de ir a um mesmo lugar, mas experimentar coisas novas também é muito bom! Não seja apegado àquilo que você já conhece por medo de errar em novas tentativas. Vá sim muitas vezes aos lugares que gosta e faça de novo aquilo que você adorou fazer, mas invista tempo também em novidades. Sempre haverá coisas para você descobrir e dentro de você sempre há espaço para gostar de coisas novas. Não use todo o seu tempo dentro da sua zona de conforto, vá passear e se divertir fora dela também!

10) Realizar

Sonhar e planejar é muito bom, mas pode ser melhor ainda se incluirmos ação. Precisamos criar tempo para realizar nossos desejos e sonhos. Mesmo que não seja o quanto gostaria, o pouco que conseguir é muito precioso. Tempo, aliás, é o nosso bem mais valioso, portanto, quando usá-lo para algo que importa para você (e eu acredito que seus sonhos importem muito) dê tudo de si, faça com amor. Não deixe que seus objetivos parem antes da ação, encontre tempo para agir por eles. Dez minutos de dedicação por dia é muito mais do que nada.

Nota da CONTIoutra: os textos de Stephanie Gomes são publicados neste site com o conhecimento e autorização da autora.

STEPHANIE 150
Leia mais artigos

Stephanie Gomes

Uma desassossegada de 22 anos. Paulistana, formada em jornalismo. 

Blog Desassossegada

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS