curiosidades

Em 48h, pesquisadores brasileiros sequenciam genoma do coronavírus presente no Brasil.

Apenas dois dias após o primeiro caso de coronavírus da América Latina ter sido confirmado na capital paulista, pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz e das universidades de São Paulo (USP) e de Oxford (Reino Unido) publicaram a sequência completa do genoma viral, que recebeu o nome de SARS-CoV-2.

Esse tipo de informação, além de ajudar a entender como o vírus está se dispersando pelo mundo, também é útil para o desenvolvimento de vacinas e testes diagnósticos.

“Ao sequenciar o genoma do vírus, ficamos mais perto de saber a origem da epidemia. Sabemos que o único caso confirmado no Brasil veio da Itália, contudo, os italianos ainda não sabem a origem do surto na região da Lombardia, pois ainda não fizeram o sequenciamento de suas amostras. Não têm ideia de quem é o paciente zero e não sabem se ele veio diretamente da China ou passou por outro país antes”, disse Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP.

“Esse é um vírus que sofre poucas mutações, em média uma por mês. Por esse motivo não adianta sequenciar trecho pequenos do genoma. Para entender como está ocorrendo a disseminação e como o vírus está evoluindo é preciso mapear o genoma completo”, explicou.

Conhecer os genomas completos do vírus, que recebeu o nome de SARS-CoV-2, nos vários locais onde ele aparece, é importante para compreender como se dá sua dispersão e para detectar mutações que possam alterar a evolução da doença.

O sequenciamento do genoma viral foi conduzido por uma equipe coordenada por Claudio Tavares Sacchi, responsável pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz (LEIAL), e Jaqueline Goes de Jesus, pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP e bolsista da FAPESP.

“Já estávamos prevendo a chegada do vírus no Estado de São Paulo e, assim que tivemos a confirmação, acionei os parceiros do Instituto de Medicina Tropical da USP. Já estávamos trabalhando juntos há alguns meses no uso da tecnologia MinION para monitoramento da dengue”, contou Saccchi à Agência FAPESP.

“Temos trabalhado para desenvolver uma tecnologia rápida e barata. Todos os casos que forem confirmados no Adolfo Lutz serão sequenciados. A ideia é fornecer informações que possam ser usada para entender a epidemia em curso, para que outros cientistas possam comparar os dados. Essa cadeia de informação de todo mundo junto é importante para o mundo poder responder à epidemia”, completa Ester Sabino.

Em média, no resto do mundo, os grupos de pesquisa estão levando cerca de 15 dias para conseguir fazer o sequenciamento. O projeto brasileiro foi lançado justamente com o objetivo de agilizar esse processo, para ajudar a fornecer informações com mais rapidez.

 

Com informações de USP e UOL

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Ex de Anderson do Molejo, MC Maylon lamenta morte e fala sobre tattoo em homenagem ao cantor

"A tatuagem do rosto dele vai ficar eterna no meu braço", disse MC Maylon.

1 dia ago

Saiba os motivos pelos quais o INSS cortou a aposentadoria de Fernanda Montenegro

A renomada atriz e escritora brasileira Fernanda Montenegro, reconhecida internacionalmente por suas performances no cinema…

2 dias ago

A nova minissérie épica que está arrebatando a audiência e já é apontada como a melhor da década

Linda e envolvente da prímeira à última cena, esta minissérie tem sido descrita pelos críticos…

2 dias ago

Rei Charles 3º apresenta piora no quadro de saúde e seu funeral é atualizado

O monarca, que passa por tratamento contra um câncer de próstata aos 75 anos de…

2 dias ago

Advogada de 60 anos vence concurso Miss Universo Buenos Aires 2024

A advogada e jornalista Alejandra Rodríguez, de 60 anos, mostrou a muita gente que as…

2 dias ago

Whindersson Nunes doará telescópio para piauiense de 9 anos que descobriu asteroide

Whindersson Nunes demonstrou mais uma vez seu coração generoso ao promover uma emocionante iniciativa em…

2 dias ago