Lição de vida

Ela saiu para viajar o mundo antes de perder a visão e a audição para sempre. Decidiu viver no presente!

Marie é uma jovem francesa que sofre de uma doença degenerativa que aos poucos vai causando cegueira e surdez total. Mas ela decidiu viver o presente e saiu em viagem para conhecer as paisagens e cheiros de todos os cantos do mundo. Depois de 3 anos viajando com o companheiro, a aventura ainda não tem data para terminar.

Esta linda história que vamos contar a seguir vem da França e é protagonizada por Marie, uma mulher jovem e cheia de vida que vislumbra um dos desafios mais difíceis de sua existência: viver sem dois de seus sentidos.

Acontece que a menina, nascida em Autun , uma comuna na França, sofre da síndrome de Usher, uma doença que causa perda progressiva da visão e da audição. Ela foi diagnosticada quando era criança e sempre teve certeza de que perderia os sentidos em algum momento de sua vida, então decidiu aproveitá-los ao máximo antes de se despedir deles.

Marie, que usa aparelhos auditivos e óculos desde os 5 anos de idade, queria conhecer o mundo e saiu há três anos para uma viagem inesquecível com Corentin , seu parceiro. Cada cantinho do mundo será explorado por esses dois!

A menina e o namorado se conheceram em Quebec, no Canadá, quando os dois moravam lá, e economizaram dez anos para poder fazer a viagem. Eles venderam todos os seus pertences e compraram um caminhão que equiparam para uso como uma casa; naquele minuto, os amantes começaram sua aventura.

Facebook: Sourires Autour du Monde

O ritmo tem sido frenético: eles começaram a viagem em junho de 2018 e, desde então, Marie e Corentin já visitaram 25 países , incluindo Japão, Finlândia, Filipinas, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos, entre outros. A motivação? Aproveite enquanto há tempo.

“Não é natural adiarmos os nossos planos para as férias ou para a reforma (…). Acrescenta-se que, a nível pessoal, a evolução incerta da minha doença reforça aquela tendência natural de viver no presente.”, conta Marie à ‘France 3’.

Facebook: Sourires Autour du Monde

É claro que a pandemia também teve consequências nos planos do casal: os dois estavam no Canadá e planejavam ir de carro à Patagônia, mas em março do ano passado decidiram voltar à França e esperar que a situação se acalmasse.

Aproveitaram também para voltar seis meses depois ao Canadá para equipar novamente o caminhão. Desde então, eles estão esperando impacientemente para recomeçar suas aventuras.

O mais bonito de tudo é a calma e a esperança com que Marie encara o seu futuro. Ela sabe que mais tarde terá muitos impedimentos que a farão trabalhar de uma forma diferente, por isso fez uso extensivo do clichê de “aproveitar o presente o máximo possível“, usando-o como uma desculpa muito válida para sair e viajar o mundo.

Facebook: Sourires Autour du Monde

Com informações de UPSOCL

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Stalker que inspirou “Bebê Rena” reclama de veracidade do seriado e sobre atriz: “Eu não sou feia”

Após o sucesso da série "Bebê Rena" na Netflix, as polêmicas em torno da trama…

2 horas ago

Mãe de Isabella responde a Alexandre Nardoni e exibe rostos dos filhos pela primeira vez

Ana Carolina Oliveira, atualmente casada e mãe de duas crianças, usou as redes para comentar…

8 horas ago

Mulher apontada como verdadeira Martha de ‘Bebê Rena’ critica a série e o criador: “Bullying por fama e dinheiro”

A mulher diz que não gostou da caracterização da personagem Martha na série: “Ela meio…

9 horas ago

Ex de Anderson do Molejo, MC Maylon lamenta morte e fala sobre tattoo em homenagem ao cantor

"A tatuagem do rosto dele vai ficar eterna no meu braço", disse MC Maylon.

2 dias ago

Saiba os motivos pelos quais o INSS cortou a aposentadoria de Fernanda Montenegro

A renomada atriz e escritora brasileira Fernanda Montenegro, reconhecida internacionalmente por suas performances no cinema…

3 dias ago

A nova minissérie épica que está arrebatando a audiência e já é apontada como a melhor da década

Linda e envolvente da prímeira à última cena, esta minissérie tem sido descrita pelos críticos…

3 dias ago