curiosidades

“Shallow” é plágio? Conheça a história dessa música que hitou em 2019!

Recentemente veio à tona o boato de que a música “Shallow”, que rendeu o Oscar para Lady Gaga, é um plágio de uma música lançada em 2012, chamada “Almost” do cantor e compositor Steve Ronsen.

“Chamaram-me a atenção para o facto de a canção ‘Shallow’ ser parecida com a minha. Não fui eu que procurei isto, nem sequer vi o filme (ouvi dizer que é bastante bom). Admiro a Lady Gaga e só quero esclarecer isto” comentou Steve.

Ronsen também colocou em questão a opinião de um musicólogo, que também havia visto semelhanças entre as duas músicas. O advogado de Lady Gaga respondeu às queixas dizendo ser essa atitude oportunista.

“Estão tentando ganhar dinheiro fácil às custas de uma artista de sucesso. É vergonhoso e errado”, assegurou o advogado da cantora.

O desfecho foi que o advogado de Gaga reuniu diversas opiniões de vários especialistas e as semelhanças entre ambas as músicas não foram consideradas significativas o suficiente para que fosse considerado o plágio.

“Já enviámos [ao advogado do músico] uma carta extensa com as conclusões de vários musicólogos de destaque, nenhum dos quais encontrou semelhanças significativas entre as duas canções. Mesmo o musicólogo a quem ele recorreu reconheceu que a progressão de três acordes [presente em ambas as músicas] é comum a muitas músicas anteriores à canção do seu cliente”.

Shallow, na verdade foi uma composição de Lady Gaga, juntamente com o compositor Mark Ronson (responsável por “Rehab” de Amy Winehouse”) para o filme “Nasce uma Estrela”.

Inicialmente a música seria cantada por Gaga e um dublador que faria a voz de Bradley Cooper, portanto, ela ao ouvir o ator cantando, conseguiu convencê-lo a fazer o dueto com sua própria voz, o que sabemos que deu super certo!

Gaga conseguiu até mesmo convencer Bradley Cooper à cantar e gravar a música sem playback na frente de mais de 2 mil pessoas. Como aquele momento seria único, Cooper pediu, como diretor do filme, para que Gaga aproveitasse o momento e se deixasse levar por ele. Mais tarde, Lady Gaga confessou que sentiu como se estivesse mesmo cantando para um grande público pela primeira vez.

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Grávida aos 14 anos, foi expulsa da escola e humilhada: ‘Você procurou por isso’. Aos 40, ajuda outras mulheres

A verificação dos fatos por trás da história apresentada revela uma incoerência fundamental entre o…

1 hora ago

Jovem mãe conta em detalhes exatamente o que viu na ‘outra vida’ durante os 17 minutos em que esteve morta

Victoria Thomas levava uma rotina ativa e não tinha histórico familiar conhecido de problemas cardíacos…

1 hora ago

Quatro taças, quatro quantidades de vinho: só uma respeita melhor o formato do recipiente

Abrir uma garrafa e distribuir o vinho pelas taças parece uma das partes mais simples…

23 horas ago

Kevin Costner finalmente revela a promessa secreta que fez a Whitney Houston há mais de 30 anos

Quando Whitney Houston aceitou estrear no cinema ao lado de Kevin Costner em O Guarda-Costas,…

2 dias ago

Apresentadoras apareceram sem sutiã na TV, mas a justificativa do canal chamou ainda mais atenção

Um telejornal da Albânia conseguiu transformar a roupa das apresentadoras em assunto internacional. Na Zjarr…

2 dias ago

Um dia ele foi o queridinho de Hollywood, agora, aos 41 anos, está irreconhecível, com chifres de diabo tatuados na testa

Redmond O’Neal nasceu cercado por dois dos nomes mais conhecidos do entretenimento americano. Filho único…

3 dias ago