Lição de vida

Este lindo ensaio fotográfico mostra que o envelhecimento não é um final triste

A fotógrafa Sibylla Ventura, 37 anos, há cerca de três anos é especialista em ensaios fotográficos com idosos. Ela é responsável pelo Projeto Relicário, no qual seu objetivo é resgatar a autoestima dos seus modelos e mostrar que envelhecer não é sinônimo de tristeza, nem é um final melancólico.

A ideia para o projeto surgiu após o falecimento de seu avô, em 2016. Dois meses antes, Sibylla havia feito o ensaio fotográfico de 60 anos de casados de seus avós. Quando seu avô adoeceu, a fotógrafa percebeu que o ensaio fora o último passeio que ele havia feito em vida.

“O meu avô quando mais novo era fotógrafo. Como ele sempre gostou de foto eu propus o ensaio simbolizando o amor e a união deles, e os dois concordaram. Como eu estava com alguns acessórios no carro, peguei corações e objetos para colocar em cena no Orquidário. Quando postei as fotos dos dois no Facebook, teve uma repercussão grande, todo mundo achou legal, por conta deles serem idosos”, conta a fotógrafa para A Tribuna.

A partir de então Sibylla se inspirou e decidiu levar alegria para os idosos do Lar Vicentino de Assistência à Velhice, em São Vicente. Ela já tinha visitado o Lar e havia refletido sobre como como é viver em uma casa de repouso. “Tive a ideia de criar o projeto. Fui conversar com uma amiga porque queria um nome forte, simbólico. E a gente cogitou Relicário, que porta relíquias mesmo”, relembra.

Idosos do Lar Vicentino no ensaio natalino do Projeto Relicário (Foto: Sibylla Ventura)

Até agora foram quatro ensaios feitos, desde 2016 até 2018. Neste ano, até o momento, realizou dois. Na ocasião, ela escolhe tema, figurino, e, se necessário, até monta cenários. Tudo para os idosos se tornarem o centro das atenções e dos flashs da câmera.

Ensaio do projeto Relicário no Lar Vicentino com tema circo (Foto: Sibylla Ventura)

“Eles se sentem especiais, é como se fossem estrelas. Ficam bem eufóricos também. No dia dos ensaios, junto de oito a dez voluntários da área da beleza. Os idosos ganham penteados, maquiagem e unhas pintadas. Antes, faço uma pesquisa do tema, procuro roupas em brechós, acervo pessoal, peço ajuda de familiares e amigos. E monto o figurino de todos”, explica a fotógrafa.

Idosos entram no clima dos ensaios. (Foto: Sibylla Ventura)

O momento de estar sendo fotografado e o resultado final posterior acaba instigando uma mudança de olhar para o idoso.
“Os ensaios temáticos servem para desmistificar um pouco essa ideia de que o idoso é ligado a tristeza, a angústia, principalmente quando a gente fala de um idoso que está em uma casa de repouso. Com os ensaios consigo extrair sorrisos, brincadeiras, alegrias… Por meio do projeto eu notei que muita gente passou a ver o idoso de outra forma, passou a compreender que o idoso não é um final triste”, pontua.

No dia do ensaio, a fotógrafa conta com a ajuda dos profissionais da casa de repouso; ela coloca uma música que tenha a ver com o tema e assim, faz os idosos se soltarem, à medida que consegue extrair mais sentimentos e expressões genuínas na fotografia.

Para Antônia Oliveira Gonçalves, de 92 anos, a Dona Antônia do Lar Vicentino, os ensaios fotográficos são motivos de felicidade. “Eu adoro, me sinto muito feliz”, afirma.

Ensaio com tema festa junina teve até barraca do beijo. (Foto:Sibylla Ventura)

Kelly Farias, 33 anos, assistente do Lar Vicentino, vê o Projeto Relicário como valorização da terceira idade. “As fotos traduzem a beleza e a expressão do doso. Quando comunicamos aos residentes sobre um novo ensaio eles ficam ansiosos e na expectativa do grande dia. A reação após o ensaio é de alegria e satisfação, eles sempre agradecem a oportunidade.”

A fotógrafa também registra o cotidiano dos acolhidos do Lar e já conseguiu expor seu trabalho na região, que contou com a presença dos idosos modelos. “O ano passado fiz ensaio documental e fiz duas exposições: uma no Miss [Museu da Imagem e do Som de Santos] que ficou um mês e depois Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente. Eles foram visitar, foi bem significativo”.

 

Com informações de A Tribuna
Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Ex de Anderson do Molejo, MC Maylon lamenta morte e fala sobre tattoo em homenagem ao cantor

"A tatuagem do rosto dele vai ficar eterna no meu braço", disse MC Maylon.

1 dia ago

Saiba os motivos pelos quais o INSS cortou a aposentadoria de Fernanda Montenegro

A renomada atriz e escritora brasileira Fernanda Montenegro, reconhecida internacionalmente por suas performances no cinema…

2 dias ago

A nova minissérie épica que está arrebatando a audiência e já é apontada como a melhor da década

Linda e envolvente da prímeira à última cena, esta minissérie tem sido descrita pelos críticos…

2 dias ago

Rei Charles 3º apresenta piora no quadro de saúde e seu funeral é atualizado

O monarca, que passa por tratamento contra um câncer de próstata aos 75 anos de…

2 dias ago

Advogada de 60 anos vence concurso Miss Universo Buenos Aires 2024

A advogada e jornalista Alejandra Rodríguez, de 60 anos, mostrou a muita gente que as…

2 dias ago

Whindersson Nunes doará telescópio para piauiense de 9 anos que descobriu asteroide

Whindersson Nunes demonstrou mais uma vez seu coração generoso ao promover uma emocionante iniciativa em…

3 dias ago