curiosidades

3 livros que falam sobre “ghosting”: pessoas que vão embora sem dar explicações

O abandono é um tema complexo e doloroso que pode afetar profundamente a vida de uma pessoa. Seja por uma separação amorosa, perda de um ente querido ou por um abandono parental, a sensação de vazio e solidão pode ser avassaladora.

Na literatura, o tema do abandono é frequentemente explorado por meio de histórias emocionantes que retratam as consequências devastadoras desse fenômeno na vida de seus personagens. Uma dessas narrativas é o “ghosting”, um termo moderno que se refere ao ato de terminar um relacionamento abruptamente, sem explicação ou qualquer tipo de comunicação posterior.

Livros que abordam o tema do “ghosting” são importantes porque ajudam a trazer à tona a discussão sobre a importância do diálogo e da empatia nas relações interpessoais. Além disso, eles também nos mostram como o abandono pode afetar a vida de uma pessoa de maneira profunda, fazendo com que ela questione sua própria identidade e seu valor como indivíduo.

Por meio dessas histórias, podemos entender como o abandono pode ser um gatilho para diversos problemas emocionais, como a depressão, a ansiedade e a baixa autoestima. Ao mesmo tempo, a literatura também nos traz um olhar de esperança e superação, mostrando que é possível seguir em frente, mesmo depois de um grande trauma.

Em suma, os livros que tratam do tema do abandono e do “ghosting” são uma importante fonte de reflexão e aprendizado, nos ajudando a compreender melhor as complexidades das relações humanas e a importância da empatia e do diálogo na construção de vínculos saudáveis e duradouros.

Abaixo, você encontra a sugestão de 3 livros sobre o tema

1- Ghosting: como enfrentar os dias mais difíceis depois que a pessoa que você ama some sem dar explicações

GHOSTING

Esse e-book, em suas 61 páginas, tem como objetivo trazer um misto de informações e acolhimento para que as pessoas que, por conta do sentimento de complexidade frente ao abandono, sentem-se confusas, desamparadas e desorientadas sobre como poderiam lidar com a situação. Entender o que é “ghosting”, nesse momento, pode fazer toda a diferença.

Disponível aqui.

2- Todo pé na bunda nos empurra para frente

TODO PÉ NA BUNDA NOS EMPURRA PARA FRENTE

Um romance, para além do entretenimento, permite que nós nos indentifiquemos com seus personagens e possamos percorrer o enredo de suas histórias sem a responsabilidade da vida real. Isso, além de nos fornecer certo conforto, também nos autoriza a explorar diferentes formas de ver a vida e situações que, quando fazem parte da nossa rotina pessoal, talvez nós resolvessemos de outras maneiras.

Para isso, o livro “Todo pé na bunda nos empurra para frente”, da psicóloga Josie Conti, apresenta Diva, uma mulher que, segundo as palavras da escritora Fabíola Simões:

“…é a síntese de todas as mulheres brilhantes, doces e fortes que um dia já se sentiram poderosas e realizadas, mas também daquelas que colocaram tudo a perder e voltaram a sentir-se um lixo após uma decepção amorosa. Diva é aquela que um dia chorou na porta de alguém implorando por migalhas de atenção, mas também daquela que soube rir muito de si mesma, perdoando o capítulo de sua vida em que amou demais, se despedaçou demais, mas, igualmente, limpou o rímel borrado, consertou o salto agulha do sapato e voltou mais amadurecida e mais segura de si para a própria existência.
Uma história arrebatadora e necessária, que vai te prender do começo ao fim.”

Livro disponível na Amazon

3- Copo Vazio

COPO VAZIO

A escritora, Natalia Timerman, também é médica psiquiatra pela Unifesp, mestre em psicologia e doutoranda em literatura pela USP.

Nesse livro de grande repersussão e reconhecimento público, Natalia explora a vulnerabilidade da protagonista, Mirela, uma mulher inteligente e bem-sucedida que se apaixona por Pedro e acaba submergida em afetos perturbadores, sem constrangimentos. Ela revela algo ancestral, atemporal e doloroso que ecoa a dor de tantas outras mulheres. Ao mesmo tempo, traz elementos contemporâneos, como a vida nas grandes cidades e as redes sociais, que acentuam os dilemas da protagonista. Mirela tem tudo que precisa, emprego, apartamento, família e amigos, mas parece bastante solitária. Quando conhece Pedro, ela se enche de energia e entusiasmo e fica obcecada não só por ele, mas por essa versão de si mesma. Mas o que fazer quando ele desaparece repentinamente sem explicações?

Diponível nas principais livrarias do país. É só “dar um google”! <3

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Novidade na Netflix: Glen Close e Mila Kunis arrancam lágrimas e aplausos em filme arrebatador

É impossível não se emocionar com a história profundamente humana e as atuações fenomenais que…

2 dias ago

Viúvo de Walewska quer que pais da jogadora paguem aluguel para morar em apartamento deixado pela filha

"Ele mandou uma notificação sem autorização judicial informando que os pais dela ou pagarão a…

2 dias ago

Desaparecimento de Madeleine McCann completa 17 anos e pais fazem declaração: ‘Vivendo no limbo’

Dezessete anos se passaram desde que Madeleine McCann desapareceu do quarto de um resort na…

2 dias ago

Pai é acusado pela morte do filho após obrigá-lo a correr em esteira em alta velocidade

O pai alegou que obrigava seu filho de 6 anos a correr em uma esteira…

2 dias ago

Mecânica de jogo: O coração da emoção de Aviator

Na nossa análise exaustiva, mergulhamos na mecânica do Spribe's Aviator, analisando como o seu formato…

2 dias ago

Show da Mandonna: Fiscais encontram facas enterradas na areia de Copacabana

Na madrugada desta sexta-feira (3), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) do Rio de Janeiro…

2 dias ago