Jocê Rodrigues

Se tudo parecer pesado demais, não se desespere

Tem dias que vocês estão bem. Tudo anda às mil maravilhas e, mesmo com todas as catástrofes e tragédias, o mundo todo parece bom. É que vocês têm um ao outro, apesar de tudo. Isso dá força, deixa as coisas firmes, dá a segurança necessária para encarar os dias ordinários.

No entanto, existirão momentos ruins. É inevitável. Seja pelo cansaço, pelo estresse ou qualquer outro tipo de esgotamento físico, mental ou emocional, haverá dias em que ela vai querer sumir, desaparecer da face da Terra sem deixar rastro ou vestígio.

Caso você ainda não saiba, deixa eu te dizer uma coisa: é normal. É, isso mesmo. A angústia faz parte da vida e vez ou outra ela chega assim, sem avisar a hora e o lugar. Só abre a porta e entra. Que atire a primeira pedra quem nunca pensou em desistir de tudo pelo menos uma vez.

Em momentos assim, o respeito é fundamental. Respeitar o tempo, o espaço do outro. Dar a ela as condições necessárias para colocar as coisas no lugar. Para arrumar as gavetas dos dias. Mas isso não significa você precisa se ausentar. É precisamente o contrário.

Esteja lá. Mesmo que em silêncio, fique à postos. Se esforce, se reinvente. Faça coisas inesperadas. Leve o café na cama, deixe bilhetes carinhosos pela casa, faça aquela massagem que ela gosta, apronte um jantar à luz de velas, mesmo que ele seja composto de miojo e pão com ovo. É a atitude que conta.

Toda fase ruim é uma oportunidade para melhorar o que precisa de reforma. Na maioria das vezes, o conserto é interno. Uma parede, um assoalho, um encanamento de emoções represadas. Às vezes até um cômodo inteiro. Nessa hora, é preciso lembrar que vocês não estão sozinhos. Podem contar com as experiências e com as palavras um do outro.

Quando ela precisar, coloque a mão na massa. Trabalhe duro, sue a camisa. Ajude a colocar novamente de pé a casa que te acolheu. E não espere recompensa, mimos e agrados. Apenas faça sua parte na manutenção do seu lar e garanta que fez tudo o que podia fazer.

Se tudo parecer pesado demais, não se desespere. Apenas lembre-se de que é só uma fase ruim. Um momento que, assim como muitos outros, vai passar. Quando a tempestade acabar, serão novamente vocês contra as peripécias do mundo. Ambos protegidos por um relacionamento reconstruído, mais forte, mais firme, e pronto para a próxima tormenta.

***

Photo by Jayberrytech from Pexels

Jocê Rodrigues

Editor, escritor e jornalista.

Share
Published by
Jocê Rodrigues
Tags: DESESPERE

Recent Posts

Novo filme com Wagner Moura mantém liderança nas bilheterias brasileiras

No cenário cinematográfico brasileiro, o embate distópico de "Guerra Civil" continua a conquistar o público,…

3 horas ago

Minissérie que dramatiza história verídica com honestidade brutal é uma das melhores produções da Netflix

Uma série poderosa e comovente que mergulha nas profundezas da experiência humana, contando uma história…

16 horas ago

Zeca Pagodinho é tietado por Temer, não o reconhece e diz: “Te conheço de algum lugar”

Em um evento em São Paulo, o ex-presidente pediu para tirar uma foto com o…

16 horas ago

Passageiro fica preso em banheiro de avião durante voo e recebe bilhete: “Tentamos o nosso melhor”

Um voo da SpiceJet de Mumbai para Bengaluru, na Índia, transformou-se em uma experiência angustiante…

1 dia ago

WhatsApp vai deixar de funcionar em 35 modelos de smartphones a partir desta quarta-feira; saiba quais!

Se você possui um dos modelos de celular da lista, é hora de fazer um…

2 dias ago