motivação

Há 20 anos, ele desenha uma lista telefônica para sua avó que não sabe ler nem escrever.

Encarna Alés é uma avó de 74 anos que levou uma vida inteira de trabalho e nunca teve tempo para terminar os seus estudos; e por conta disso ela não sabe ler nem escrever. Felizmente, a senhora tem seu neto como um companheiro que a ajuda diariamente com esse problema.

Alés, que mora na Andaluzia, na Espanha, teve que deixar a escola aos oito anos para trabalhar, e nunca mais conseguiu voltar a estudar. Por conta disso, ela não consegue realizar tarefas simples que demandam a habilidade da leitura. Não saber ler e escrever a impedia de se comunicar com amigos e familiares. Foi então que seu neto teve uma ideia e tudo mudou.

Com apenas 11 anos, Pedro Ortega, neto de Alés, encontrou uma solução para ajudar a avó a se comunicar por telefone. Ele fez desenhos ao lado dos números de telefone, para que Alés entendesse a quem os números pertenciam.

“Um dia, eu e meu pai fomos à casa dos meus avós para anotar os números de telefone dos amigos deles. Mas percebi que isso não ajudaria minha avó, pois ela não entendia a letra. Depois, em cada página e para cada número, comecei a desenhar uma imagem para que ela identificasse a pessoa para quem ela queria ligar.” – Pedro Ortega para a BBC.

Ortega, agora um especialista em comunicações de 31 anos, disse à BBC que sua avó mantém esse método há duas décadas, sempre interpretando os desenhos que representam as características únicas das pessoas ou lugares.

“Sempre que a visito, faço novos desenhos. Tornou-se algo especial entre nós”, disse o jovem.

Pedro também ressalta que o que ocorreu com sua avó -parar os estudos para trabalhar- era típico da época. “Ela teve que deixar a escola aos oito anos para trabalhar em uma padaria e sustentar sua família. Eles a pagavam com comida em vez de dinheiro”, disse ele.

Segundo a BBC e de acordo com um relatório de 2016 do Instituto Nacional de Estatística, cerca de 700.000 espanhóis não sabem ler nem escrever e deste grupo, 400.000 têm mais de 70 anos.

Essa história em particular, tornou-se popular nas redes sociais e muitas pessoas começaram a compartilhá-la. Os desenhos de Ortega fizeram sucesso e todos admiraram sua atitude que com certeza mudou a vida de sua querida avó!

 

Com informações de UPSOCL

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

5 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

6 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

6 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

6 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

12 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

12 horas ago