As elefantas Pocha e Guillermina, que viveram por duas décadas em um recinto de concreto subterrâneo no Ecoparque de Mendoza, na Argentina, acabam de ser transferidas para o Santuário dos Elefantes (SEB), na Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, onde finalmente terão contato com a natureza.
Foram seis dias de viagem até elas chegaram ao novo lar. Segundo os biólogos que acompanharam as elefantas, elas ficaram bem tranquilas, mas estão cansadas.
Pocha e Guilhermina agora estão no processo de adpatação ao novo habitat. Como elas viviam em um local fechado, não conhecem o ambiente natural.
A transferência de Pocha e Guilhermina para o Santuário dos Elefantes vem sendo preparada desde junho do ano passado.
Elas precisaram primeiro se acostumar com uma caixa de transporte, o que envolveu um treinamento. As elefantas só foram colocadas nas caixas quando os biólogos tiveram a certeza que elas estariam confortáveis para a viagem.
A elefanta mais velha, Pocha, tem 55 anos. Ela vivia nas instalações de Mendoza desde 1968, depois de chegar da Alemanha.
Guillermina, de 22 anos, é filha de Pocha com o elefante Tamy; ela nasceu no Ecoparque e nunca conheceu outra realidade além das paredes do local.
As duas elefantas tem temperamentos bastante distintos. Enquanto Pocha é uma mãe quieta e protetora, Guillermina tem uma grande personalidade e costuma agir como uma criança mimada.
***
Redação Conti Outra, com informações de Anda.
Foto destacada: Reprodução.
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…