Foi pensando em auxiliar na alfabetização de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que a brasileira Ana Sarrizo criou um aplicativo, batizado de Brainy Mouse – ou “Rato Esperto”, em uma tradução livre – , que trabalha a alfabetização dessas crianças de forma lúdica, divertida e em concordância com as necessidades do seu desenvolvimento.
O aplicativo, criado em uma pesquisa que durou quatro anos na Babson College, nos Estados Unidos, está disponível para dispositivos com sistemas Android ou iOS. No jogo, a criança tem que ajudar um ratinho a formar palavras como se fosse uma receita, em que os ingredientes são as sílabas. Enquanto fazem isso, também devem escapar dos cozinheiro.
Além de ensinar a ler e a escrever, o Brainy Mouse ainda estimula a empatia, pois insere as noções de empatia e colaboração, já que o ratinho e a criança que joga são aliados. No final de cada fase, o jogador ganha de uma a três estrelas, de acordo com seu desempenho. Quanto mais estrelas, mais acessórios para escapar dos cozinheiros eles podem comprar.
O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida de uma criança e compromete as habilidades de comunicação e interação social. Ele é dividido em três tipos: Síndrome de Asperger, Transtorno Autista ou Autismo Clássico e Transtornos invasivos do desenvolvimento, que podem ter três níveis. As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas a pesquisa na área é cada vez mais intensa.
***
Redação CONTI outra. Com informações de Terra
Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…
⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…
"Dizem que sou uma vergonha para os católicos” 😢
Você não vai acreditar na justificativa que Dom Odilo deu sobre o caso 😒
Você não vai acreditar no montante que o cantor pode perder na Justiça 😱
Especial de Natal de Zezé Di Camargo vira dor de cabeça e SBT toma decisão…