pais e filhos

Abraços são o alimento emocional dos filhos

Para todos os psicólogos, sabe-se, o poder terapêutico emocional que tem um abraço.

Como seres emocionais que somos, o contato físico constitui em nós uma maneira de comunicar e expressar sem palavras o afeto que sentimos por uma pessoa.

O abraço permite que as pessoas estabeleçam um vínculo de aceitação e compreensão, que não seria transmitido da mesma maneira se simplesmente o expressássemos.

A sensação proporcionada pelo estreitamento nos braços de uma pessoa com quem temos algum tipo de afinidade nos dá segurança e refúgio; além da certeza de se sentir apreciado.

No entanto, em recém-nascidos, no momento do parto, eles são entregues à mãe, colocando-os no peito. Isso permite que você seja gravado em seu subconsciente, o vínculo que irá mantê-lo unido por toda a vida.

Neles, o contato direto com a pele da mãe é tão necessário quanto alimentar-se dela; reforçando assim o seu sistema imunológico para se sentir protegido e seguro.

Por que o abraço é tão importante em crianças?

Os abraços têm a propriedade de nos ajudar a nos sentir bem e, além disso, favorecem o desenvolvimento afetivo e a inteligência das crianças.

O contato físico simples que os abraços proporcionam, encha a energia da mãe e da criança e as interpenetre de maneira especial; onde as palavras acabaram.

Um exemplo claro do que foi dito acima é a ação que, quando uma criança tem um excesso de raiva ou raiva, o simples fato de ser abraçada é capaz de controlar sua agressividade e dissipa a tensão que pode ter acumulado.

O poder do abraço faz a criança sentir que não está sozinho, que tem alguém com quem pode contar e abre o caminho para expressar tudo o que sente; recuperando seu equilíbrio interno, que nos pequenos é um pouco difícil de administrar.

Quais são os benefícios de abraçar para crianças?

Há muitos benefícios do ponto de vista afetivo e de saúde em geral, que um forte abraço traz para as crianças.

A seguir, são apenas alguns deles:

1. Eles fornecem segurança

Uma criança se sentirá mais segura quando receber de seus pais e parentes próximos, o afeto que só um bom abraço é capaz de transmitir.

Isso fortalecerá grandemente a auto-estima deles e aumentará sua crença em si mesmos e em sua capacidade de serem independentes.

A segurança proporcionada por um abraço na criança só pode ser comparada com a que ele sentiu quando ainda estava no ventre de sua mãe.

2. Fortalece a saúde emocional

Uma criança que constantemente recebe afeto através de abraços como hábito cotidiano, será no futuro uma pessoa emocionalmente saudável, capaz de lidar assertivamente com conflitos e não dependerá de terceiros para se firmarem em suas resoluções.

3. Motivar a união familiar

Os abraços que se manifestam diariamente de maneira constante e espontânea são os que criam laços indissolúveis de união familiar.

Inclusive, as crianças que são criadas em um ambiente onde as manifestações do amor são um hábito constante; no futuro formarão famílias com essa mesma tendência.

Os laços que fomentam abraços criam nexos afetivos próximos e sinceros, que conseguem unir a família num sentimento de grupo, de integração e de unidade pela sensação que a sensação de fazer parte de algo dá.

4. É uma fonte de energia

Não há nada que preencha mais uma pessoa do que a energia que emerge de um abraço sincero e motivada por emoções tão positivas quanto o amor.

Este tipo de energia positiva é o que dá força e encorajamento nas crianças, equilibrando seu estado emocional.

5. Influencie positivamente o humor

Se você quiser restaurar a alegria e a animosidade de uma criança, apenas tome-a em seus braços e reduza-a com muito amor e afeição; parar de se sentir triste ou triste.

Não devemos esquecer que a comunicação que fazemos de maneira não verbal pode se tornar muito mais importante e com mais conteúdo do que a comunicação verbal; pela contribuição que isso significa no vínculo emocional entre pais e filhos.

***

Tradução por A Soma de Todos os Afetos, do artigo publicado no site Menteasombrosa
Imagem de capa: pexels

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Novidade na Netflix: Glen Close e Mila Kunis arrancam lágrimas e aplausos em filme arrebatador

É impossível não se emocionar com a história profundamente humana e as atuações fenomenais que…

1 dia ago

Viúvo de Walewska quer que pais da jogadora paguem aluguel para morar em apartamento deixado pela filha

"Ele mandou uma notificação sem autorização judicial informando que os pais dela ou pagarão a…

1 dia ago

Desaparecimento de Madeleine McCann completa 17 anos e pais fazem declaração: ‘Vivendo no limbo’

Dezessete anos se passaram desde que Madeleine McCann desapareceu do quarto de um resort na…

2 dias ago

Pai é acusado pela morte do filho após obrigá-lo a correr em esteira em alta velocidade

O pai alegou que obrigava seu filho de 6 anos a correr em uma esteira…

2 dias ago

Mecânica de jogo: O coração da emoção de Aviator

Na nossa análise exaustiva, mergulhamos na mecânica do Spribe's Aviator, analisando como o seu formato…

2 dias ago

Show da Mandonna: Fiscais encontram facas enterradas na areia de Copacabana

Na madrugada desta sexta-feira (3), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) do Rio de Janeiro…

2 dias ago