curiosidades

‘Yoga Marginal’, o projeto que leva a prática para as favelas e periferias

A criadora deste projeto é Tainá Antonio, uma jovem de 24 anos, moradora de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Sua proposta é democratizar a prática do yoga. Tainá está sendo instrutora do projeto “Yoga Marginal” há três anos e meio; a iniciativa oferece aulas em favelas, periferias ou, como Tainá gosta de dizer: “Vou escolhendo o chão onde os meus pés pisam e onde eu carrego o Yoga”.

A professora também conta que os motivos de escolher “determinados locais (…) são porque existem determinadas gentes”. E é sobre essas “gentes” que o trabalho de Tainá se preocupa. Ela conta que o projeto surgiu quando ela percebeu os espaços em que ela praticava Yoga, o nome ‘Yoga Marginal’ também veio daí.

Praticar o Yoga em aulas ou estúdios era, segundo Tainá, algo “bom e ruim”. Bom por ser algo legal de ser feito, mas ruim por achar que aquilo não era para ela ou que ela não deveria estar lá por ser a única mulher negra ou a única pessoa da Baixada Fluminense. Após estudos e amadurecimento pessoal, a percepção de Tainá mudou e a partir daí o projeto tomou forma.

“Era minha função estar lá dentro, aproveitar um pouco desse privilégio e depois retornar, de uma outra maneira, com uma outra metodologia, para a Baixada Fluminense, para as periferias. A ideia do Yoga Marginal surge nisso, de ressignificar os espaços de Yoga, os padrões de cor e o esteriótipo que a gente cria das pessoas que fazem Yoga, que normalmente são pessoas brancas e ricas. Quando eu coloco o Yoga ao lado da palavra ‘marginal’, é um Yoga que parte das margens para as margens”, conta Tainá Antonio.

Durante as aulas, a instrutora Tainá aplica a “metodologia marginal”. Em uma luta contra o racismo e o machismo, a metodologia se baseia na ideia de que novas formas possam surgir dentro da prática do Yoga, para assim torná-lo cada vez mais democrático e acessível. Essa nova forma criada pela professora aparece em diversas publicações do projeto e nos mantras construídos nos encontros, Tainá usa trechos de música e até versos da Bíblia para se aproximar das pessoas. “Eu uso trechos de rap e funk, trechos da Bíblia, para mostrar que o nosso cotidiano, tudo que fazemos já tem preceitos do Yoga”, conta a instrutora.

Um dos momentos no qual viu com mais êxito a realização das metodologias marginais foi quando deu uma aula no Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas). Tainá conta que “ainda está processando” esse dia. Segundo ela: “Nós conversamos e nos conectamos muito no Degase, vimos que o Yoga é uma ferramenta poderosa e acessível”.

O Sarrayoga

Criada durante uma aula em um pré-vestibular comunitário em Caxias, o “Sarrayoga” é um momento de brincadeira desenvolvido por Tainá. A ousadia de misturar posições de Yoga com movimentos de funk e do axé é feita para gerar, além de um momento de diversão, curiosidade para as pessoas que não conhecem o Yoga. “É uma possibilidade para pessoas que não entrariam no universo do Yoga pela prática em si, mas que entram pelo rebolar, pelo funk, pelo se divertir, e depois começam por curiosidade, conhecem a prática do yoga de uma outra perspectiva. Tem tido uma repercussão muito potente”, conta a jovem.

 

Com informações de O Dia – IG
Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Stalker que inspirou “Bebê Rena” reclama de veracidade do seriado e sobre atriz: “Eu não sou feia”

Após o sucesso da série "Bebê Rena" na Netflix, as polêmicas em torno da trama…

12 horas ago

Mãe de Isabella responde a Alexandre Nardoni e exibe rostos dos filhos pela primeira vez

Ana Carolina Oliveira, atualmente casada e mãe de duas crianças, usou as redes para comentar…

18 horas ago

Mulher apontada como verdadeira Martha de ‘Bebê Rena’ critica a série e o criador: “Bullying por fama e dinheiro”

A mulher diz que não gostou da caracterização da personagem Martha na série: “Ela meio…

19 horas ago

Ex de Anderson do Molejo, MC Maylon lamenta morte e fala sobre tattoo em homenagem ao cantor

"A tatuagem do rosto dele vai ficar eterna no meu braço", disse MC Maylon.

3 dias ago

Saiba os motivos pelos quais o INSS cortou a aposentadoria de Fernanda Montenegro

A renomada atriz e escritora brasileira Fernanda Montenegro, reconhecida internacionalmente por suas performances no cinema…

3 dias ago

A nova minissérie épica que está arrebatando a audiência e já é apontada como a melhor da década

Linda e envolvente da prímeira à última cena, esta minissérie tem sido descrita pelos críticos…

3 dias ago