Marcel Camargo

Vai ser lindo quando você perceber que poucas coisas merecem o seu desgaste

Nós já nos preocupamos com tanta coisa nessa vida e ainda temos que lidar com chateações a que não somos obrigados. Não tem jeito, ou aprendemos a não nos desgastar com inutilidades, ou adoecemos em pouquíssimo tempo. Precisamos selecionar até mesmo aquilo com o que nos importaremos.

Não se desgaste com problemas que podem ser resolvidos. Certa vez, perdi um documento e comecei a ficar nervoso e a me lamentar. Então, lembrei que existe a segunda via que pode ser requerida, ou seja, a solução ao problema estava ali o tempo todo. Antes de se desesperar, acalme-se e reflita sobre possíveis soluções.

Não esquente a cabeça com pessoas que fazem comentários irritantes. Sabe, eu ficava muito irritado quando alguém falava algo desagradável para mim. Então, eu comecei a prestar atenção e percebi que quem é assim vai ser assim com todo mundo, o tempo todo. Não se avexe, essa pessoa já tem o castigo de ter que suportar a si mesma vinte e quatro horas por dia.

Não sofra pelo que ainda não aconteceu. Sei que isso é uma característica da ansiedade e que é muito difícil controlar. Eu também costumo pensar no que de ruim pode acontecer. Então, eu faço o exercício mental de pensar no contrário: no que pode dar certo, no que pode ser bom. Tudo pode dar errado, mas tem tanta coisa que dá certo. Foquemos nelas.

Não tente argumentar com quem não escuta ninguém além de si mesmo. É perda de tempo manter diálogo com uma pessoa que só sabe fazer monólogo. Esqueça, ela não vai te ouvir, não vai se preocupar com o que você pensa, diz ou sente. Gostoso mesmo é manter conversas interativas que temos com quem sabe o seu lugar de fala. Os demais, que fiquem falando sozinhos.

Como diziam nossos avós, não chore por leite derramado. Não por muito tempo. A dor tem seu tempo de cura, mas demorar-se demais ali apenas servirá de entrave que atrapalhará o nosso prosseguir. Se erramos, temos que mudar nosso comportamento. Se não deu certo, temos que tirar uma lição. Se não foi bom, temos que trilhar novos horizontes. Se a relação acabou, temos que nos preparar para reencontrar o amor. Nunca é tarde, nunca terá sido em vão e o amanhã sempre vem.

Como se vê, o tempo corre, a vida passa e segue. A melhor maneira de sorrir mais e com menos aborrecimento é evitar perder tempo com quem não acrescenta e com o que não tem mais jeito. Viva o hoje, aproveite o agora, porque vai ser lindo quando você perceber que poucas coisas merecem o seu desgaste. Lindo demais da conta.

***

Texto originalmente publicado em Prof Marcel Camargo

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar". É colunista da CONTI outra desde outubro de 2015.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

4 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

4 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

4 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

4 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

11 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

11 horas ago