JORNALISMO

Roberto Guilherme, o Sargento Pincel, falece aos 84 anos

Faleceu na manhã desta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro, o ator Roberto Guilherme, de 84 anos. O artista ficou conhecido por interpretar o Sargento Pincel em “Os Trapalhões”, da TV Globo, e também era dublador. Ele estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul.

O falecimento do artista foi confirmado pela família do artista e também por Lilian Aragão, mulher de Renato Aragão. Pinça, como também era carinhosamente chamado, lutava contra um câncer havia alguns anos. Ele estava na segunda fase da quimioterapia contra a doença.

Roberto Guilherme deixa a esposa, Sheila Nunes, com quem estava casado há 56 anos, e os filhos Willian e Valeska.

O Sargento Pincel, personagem do artista, contracenava com o Soldado 49, interpretado por Renato Aragão. A careca, que virou sua marca registrada, surgiu no programa, com o ator tendo os cabelos raspados em uma esquete humorística.

O artista, cujo nome de batismo é Edward Guilherme Nunes da Silva, nasceu em Ladário (MS), em 25 de agosto de 1938. O nome artístico Roberto foi uma homenagem ao cantor Roberto Carlos.

Aos 8 anos de idade, ele se mudou de Natal (RN) para o Rio de Jnaiero. Aos 11 anos, passou a trabalhar em uma loja que fazia e consertava tamancos. Aos 14, começou a jogar futebol profissionalmente, como ponta-esquerda, no Vasco da Gama.

Ele se alistou no Exército quatro anos depois e se tornou paraquedista. No entanto, não abandonou o futebol e chegou a disputar partidas pela Seleção Brasileira Militar de Futebol ao lado de Pelé. Vestindo a camisa do Brasil, Roberto Guilherme disputou partidas nos Estados Unidos, na Inglaterra, no Panamá, e na Colômbia, e foi campeão sul-americano na categoria.

Enquanto ainda estava no Exército, escreveu uma peça de teatro amador encenada no Olaria Atlético Clube, na Zona Norte do Rio. Mas um dia um ator faltou, e Guilherme acabou o substituindo. Um produtor viu a peça, e convidou Roberto Guilherme para trabalhar na TV Rio.

Foi na TV Excelsior, em 1963, que o artista conheceu aquele que seria um dos seus melhores amigos e parceiros de cena, Renato Aragão, o Didi. Eles contracenaram pela primeira vez no humorístico “Um Dois, Feijão Com Arroz” (1965), e a partir daí fizeram inpumeros programas juntos.

Roberto Guilherme passou por quase todas as maiores emissora do país, Record, TV Tupi, TV Globo. Em 2015, entrou para o ‘Zorra’, onde permaneceu até 2017. Seus últimos trabalhos na televisão foram ‘Treme Treme’ e ‘Dra. Darci’, em 2018, ambos no Multishow. No cinema, Roberto Guilherme atuou em mais de uma dezena de filmes, a maioria deles ao lado dos Trapalhões.

***
Redação Conti Outra, com informações do g1.
Fotos: Reprodução/Instagram

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

4 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

4 horas ago

Arcebispo de São Paulo se manifesta pela 1ª vez após silenciar Padre Júlio Lancellotti

Você não vai acreditar na justificativa que Dom Odilo deu sobre o caso 😒

5 horas ago

AGORA! Zezé DiCamargo se recusa a se retratar, e filhas de Silvio Santos entram com processo contra o cantor

Você não vai acreditar no montante que o cantor pode perder na Justiça 😱

3 dias ago

SBT acaba de tomar decisão bombástica sobre o Especial de Natal de Zezé Di Camargo

Especial de Natal de Zezé Di Camargo vira dor de cabeça e SBT toma decisão…

3 dias ago