JORNALISMO

Piloto enviou mensagem à mãe pouco antes de queda de avião no litoral de São Paulo

Matheus Henrique Gomes de Toledo, piloto de 25 anos, conversou com a mãe pela última vez momentos antes do acidente aéreo que tirou sua vida, no último domingo (9). A queda do avião ocorreu em uma aldeia indígena de Peruíbe, no litoral de São Paulo. O voo era de instrução, e o aluno que acompanhava Matheus sobreviveu. As informações são do g1.

Uma troca de mensagens entre Matheus e sua mãe, a advogada Tais Elena de Souza Gomes, revela um momento tocante entre os dois no dia do acidente. Na conversa, registrada em captura de tela, Matheus confirmou ter sobrevoado a região onde sua mãe mora e ter visto seu aceno. “Eu vi”, escreveu ele, rindo.

Captura de tela mostra última conversa entre o piloto Matheus Henrique (à esquerda) e a mãe Tais Elena (à direita) — Foto: Arquivo Pessoal

O avião de pequeno porte, modelo Cessna 150J, caiu por volta de 17h50, na Terra Indígena Piaçaguera, próxima a Itanhaém, de onde havia decolado. A causa do acidente está sendo investigada pelas autoridades competentes.

“Meu filho foi um herói”

Abalada, Tais Elena acredita que o filho tenha agido para salvar o aluno que o acompanhava. “Meu filho foi um herói. Ele salvou o aluno dele, que sobreviveu”, afirmou. Para a família, Matheus era um piloto experiente e a queda pode ter ocorrido por falha mecânica.

“Espero sinceramente que a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] faça a investigação do que houve de fato. Posso quase apostar que não houve falha humana”, declarou Tais.

O aluno sobrevivente, de 24 anos, está internado no Hospital Regional Jorge Rossmann, com quadro de saúde estável e recebendo atendimento médico.

Aeronave que caiu na aldeia indígena em Peruíbe (SP). Imagem registrada em 2023. — Foto: Defesa Civil de SP

Investigação em andamento

O acidente mobilizou diversas equipes de resgate, incluindo o Corpo de Bombeiros, o Samu e a Defesa Civil. Foram necessárias três horas para o resgate do sobrevivente.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) está conduzindo a investigação. Segundo a FAB, essa etapa inicial visa coletar e analisar dados para esclarecer as circunstâncias da queda.

Bombeiros registraram destroços do avião que caiu em uma aldeia de Peruíbe (SP) — Foto: Corpo de Bombeiros SP

Impacto na comunidade indígena

O avião caiu dentro da aldeia Awa Porangawa Dju, na Terra Indígena Piaçaguera. Nenhum indígena se feriu, mas a queda derrubou árvores, obstruindo a estrada de acesso às moradias da comunidade.

Enquanto as investigações avançam, amigos e familiares lamentam a perda de Matheus, descrevendo-o como um profissional dedicado e apaixonado pela aviação.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Você sente um vazio estranho mesmo quando ‘está tudo bem’? Psicóloga explica o motivo e como pedir ajuda

Psicóloga faz alerta sobre o vazio que muitas mulheres sentem e não comentam

1 dia ago

Se seu parceiro diz essas 5 frases típicas, psicóloga alerta: o amor pode ter acabado

Psicóloga revela as 5 frases típicas ditas por quem não ama mais o parceiro

2 dias ago

Vai costuma ir ao salão de beleza? Atenção a esse perigo que quase ninguém comenta (e pode afetar seu fígado)

Milhares fazem isso no salão toda semana sem saber do risco MUITO grave envolvido

2 dias ago

Enterrar pets no jazigo da família? Nova lei em SP libera; veja quem pode e quando chega a outros estados

Agora é lei em SP: pets poderão ser enterrados no jazigo da família; entenda as…

2 dias ago

Psicóloga Josie Conti explica: o que quase ninguém fala sobre começar psicoterapia

Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…

2 dias ago