Marcel Camargo

Parece que acabou, mas pode ser o início da melhor fase de sua vida

É claro que, quando algo de ruim nos acontece, ficamos arrasados e desesperançosos de início. Não existe positivismo algum que seja capaz de fazer com que não nos abalemos com os tombos que a vida dá. Mesmo assim, o que determina nosso reerguimento não é o que nos fere, mas a forma como cicatrizamos nossas feridas.

E, quanto mais depositamos nossas forças em algo, mais aquilo tem potencial para nos machucar. É assim com situações, é assim com pessoas: somos devastados quando os sonhos mais fortes caem por terra. Somos assolados quando alguém em quem tanto confiamos nos decepciona. Teremos, sim, um tempo de tristeza e revolta, porém, a demora exagerada nessas escuridões é perigosa e faz mal.

Por mais que tentem nos animar, no momento em que algo desmorona, acabamos não enxergando nada ali na frente, além de dor e vazio. Uma demissão inesperada, uma traição, um adeus precoce, uma doença repentina: a vida às vezes vem com tudo para cima da gente. Vem derrubando o que encontrar e levando embora pessoas e coisas que já estavam dentro de nós. Vem e quebra a nossa alma.

Não existe quem não seja quebrado pela vida, pois as jornadas se fazem e se refazem, com altos e baixos, em tempos de sol que brilha e em tempos de tempestades torrenciais. Ninguém foge ao que é seu, ao que lhe estiver reservado, ao que deve colher, de acordo com o que plantou. Sorrir e chorar, semear e colher, cair e levantar, é disso que se constitui o caminho de todos nós.

A gente quer que tudo seja fácil, que os amores sejam para sempre, que a lealdade nunca acabe, que a amizade só se fortaleça, mas nada é fácil, nunca será. Os fatos são imprevisíveis, as pessoas idem. Cabe-nos, portanto, enfrentar o sofrimento, senti-lo, deixando-o livre dentro de nós, para que possamos superá-lo e expulsá-lo, enquanto o novo vem se aproximando.

Acredite: nenhum espaço dentro de nós tende a permanecer vazio, porque nossa alma precisa ser preenchida – o vazio dói demais. Há muitas coisas boas para acontecer, bem melhores do que muito daquilo que foi embora. Manter essa esperança, faça sol ou chova muito, é o que nos fará enxergar novas oportunidades e novas pessoas querendo nossa acolhida. Você pode até achar que tudo acabou, mas pode ser o início da melhor fase de sua vida.

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar". É colunista da CONTI outra desde outubro de 2015.

Recent Posts

Minissérie que dramatiza história verídica com honestidade brutal é uma das melhores produções da Netflix

Uma série poderosa e comovente que mergulha nas profundezas da experiência humana, contando uma história…

2 horas ago

Zeca Pagodinho é tietado por Temer, não o reconhece e diz: “Te conheço de algum lugar”

Em um evento em São Paulo, o ex-presidente pediu para tirar uma foto com o…

2 horas ago

Passageiro fica preso em banheiro de avião durante voo e recebe bilhete: “Tentamos o nosso melhor”

Um voo da SpiceJet de Mumbai para Bengaluru, na Índia, transformou-se em uma experiência angustiante…

20 horas ago

WhatsApp vai deixar de funcionar em 35 modelos de smartphones a partir desta quarta-feira; saiba quais!

Se você possui um dos modelos de celular da lista, é hora de fazer um…

23 horas ago

‘Não acho que a gente errou’, diz diretora de colégio de filha de Samara Felippo sobre não expulsar alunas que praticaram racismo

De acordo com a diretora do Vera Cruz, a decisão de apenas suspender as alunas…

24 horas ago

Socialite conta horror de 10 anos em cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

Uma história de cárcere privado e manipulação veio à tona no prestigiado Edifício Chopin, na…

2 dias ago