JORNALISMO

Paciente que vivia em hospital de SP há 50 anos faleceu nesta quarta-feira

Faleceu na tarde desta quarta-feira (19) o paciente Paulo Henrique Machado, de 51 anos, que vivia no Hospital das Clínicas desde 1969. Ele chegou à Instituição com apenas 1 ano de idade após contrair poliomielite, e precisou morar no Instituto de Ortopedia e Traumatologia devido às sequelas da doença e aos cuidados especiais que a sua condição clínica inspirava, conforme explica o hospital.

A FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) disse, através de nota, que “durante todo este período, Paulo teve a atenção humanizada e especializada dos profissionais do hospital”.

A poliomielite felizmente é uma doença já erradicada no Brasil, mas chegou a ser uma epidemia no país entre os anos de 1950 e 1970. Ela é transmitida por vírus, e pode provocar a paralisia total do corpo e até mesmo afetar funções vitais, como a respiração.

O prédio do Hospital das Clínicas onde Paulo ficou internado por 50 anos foi construído no começo da epidemia de poliomielite no Brasil, com o intuito de abrigar as crianças vítimas da paralisia. Até o final da década de 1970, 5.789 foram internadas no HC, incluindo Paulo.

Em 1969, quando Paulo chegou no Hospital das Clínicas, os médicos acreditavam que ele não sobreviveria por muito tempo. Com um ano e meio de idade à época, ele já havia perdido o movimento das pernas devido à doença.

Ao longo dos anos, a poliomielite também afetou o sistema respiratório de Paulo, que passou a depender de um aparalho para sobreviver. A família conta que há anos Paulo lutava para ter um quarto particular, e teve a vontade atendida durante a pandemia, como forma de prevenção do novo coronavírus.

A medida, entretanto, fez com que ele acabasse ficando isolado, sem poder receber visitas e, ainda conforme a família, sem os cuidados necessários.

Mesmo com tantas dificuldades, Paulo algumas alegrias em sua vida. Recentemente, ele realizou o sonho de conhecer o mar. E em 2018, durante a Copa do Mundo, uma reportagem do R7 mostrou a paixão de Paulo por esporte, em especial pela seleção brasileira, a qual recordava com alegria da seleção de 1982, com Zico e Sócrates.

***
Redação Conti Outra, com informações de Notícias R7.
Foto destacada: Reprodução/TV Globo.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

O filme sem filtro da Netflix que não pode ser visto perto das crianças de jeito nenhum

Muita gente deu play nesse filme da Netflix sem saber que ele é completamente sem…

2 horas ago

A beleza do amor maduro em 5 filmes apaixonantes na Netflix para assistir nesse fim de semana

Depois de errar, recomeçar e escolher: 5 filmes da Netflix sobre amar de verdade ❤️

4 horas ago

Este filme da Netflix foi indicado a 10 prêmios e vai fazer a sua noite valer a pena

Este filme da Netflix indicado a 10 prêmios não é fácil de assistir — e…

4 horas ago

Filme recente de Steven Spielberg que foi indicado a 7 Oscars está na Netflix

Steven Spielberg resolveu se expor, ganhou 7 indicações ao Oscar e você pode ver na…

5 horas ago

Aborto sem consentimento, invasão e ameaças: os relatos que fizeram a Justiça agir contra Paulo Miklos, da banda Titãs

Medida protetiva não é “detalhe de processo”: quando a Justiça concede, ela cria regras imediatas…

5 horas ago

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

1 dia ago