cinema

‘Os Reis do mundo’: Um filme de rara beleza com uma mensagem poderosa

Esta recente adição ao catálogo da Netflix tem tomado de assalto os corações dos amantes da sétima arte que ousam fugir do óvio.

A Netflix adiciou ao seu catálogo em janeiro o premiado longa-metragem colombiano “Os Reis do Mundo”. A produção originalmente fez sua estreia mundial no Festival de Cinema de San Sebastián, no qual conquistou a Concha Dourada de melhor filme. Agora, a obra tem a chance de ouro de espalhar sua mensagem para uma parcela grande da audiência que foge ao radar dos festivais.

Com cara de cinema independente e abordando uma temática pouco atraente em tempos extremos, em que naturalmente se busca o escapismo, o longa não causa o mesmo alvoroço que outras produções mais comerciais, criadas com pouco apuro e atenção demasiada aos clichês cinematográficos. No entanto, Los Reyes del Mundo é um filme de rara beleza que tem tomado de assalto o coração dos amantes da sétima arte que ousam fugir do óvio.

Ao filme dirigido por Laura Mora não interessam os “vencedores”, mas sim os “sobreviventes”. A narrativa foca naqueles que costumam ser esquecidos, invisibilizados, tratados como paisagem urbana, estatística, ou como o mais límpido reflexo de uma sociedade desigual.

Os protagonistas são meninos sem lar que perumbulam sem rumo pelas ruas de Medellín, fazendo do vandalismo e da violência uma válvula de escape para a revolta e para a desesperança. Habituados a serem vistos como ameaça ou como um lembrete indesejável do quanto falhamos como sociedade, se moldaram à hostilidade. Mas ainda são crianças, com as mesmas necessidades que quaisquer outras, e quando o filme nos faz lembrar disso, a beleza e a poesia se impõem sobre o retrato cru e por vezes brutal.

Em um dos momentos mais comoventes do longa colombiano, os meninos acham pouso no abraço maternal de mulheres que trabalham em um bordel, em um encontro certeiro de carências e de perdas.

‘Los Reyes del Mundo’ é de uma beleza sem igual, mas é preciso “ter olhos” pra ver.

***
Felipe Souza para a Conti Outra.

Felipe Souza

Felipe Souza é escritor, jornalista, editor de conteúdo para a internet e agora também podcaster. E, além disso, um leitor voraz e um curioso sobre os mais diversos assuntos.

Recent Posts

Ex de Anderson do Molejo, MC Maylon lamenta morte e fala sobre tattoo em homenagem ao cantor

"A tatuagem do rosto dele vai ficar eterna no meu braço", disse MC Maylon.

9 horas ago

Saiba os motivos pelos quais o INSS cortou a aposentadoria de Fernanda Montenegro

A renomada atriz e escritora brasileira Fernanda Montenegro, reconhecida internacionalmente por suas performances no cinema…

22 horas ago

A nova minissérie épica que está arrebatando a audiência e já é apontada como a melhor da década

Linda e envolvente da prímeira à última cena, esta minissérie tem sido descrita pelos críticos…

1 dia ago

Rei Charles 3º apresenta piora no quadro de saúde e seu funeral é atualizado

O monarca, que passa por tratamento contra um câncer de próstata aos 75 anos de…

1 dia ago

Advogada de 60 anos vence concurso Miss Universo Buenos Aires 2024

A advogada e jornalista Alejandra Rodríguez, de 60 anos, mostrou a muita gente que as…

1 dia ago

Whindersson Nunes doará telescópio para piauiense de 9 anos que descobriu asteroide

Whindersson Nunes demonstrou mais uma vez seu coração generoso ao promover uma emocionante iniciativa em…

2 dias ago