O que caminhar faz com o seu cérebro

Caminhar é uma das atividades mais recomendadas por todas as pessoas. Está deprimido? Caminhe. Está com sobrepeso? Caminhe. Está estressado? Caminhe.

Mas mais que sabedoria popular, um estudo científico realizado por Gregory Bratman, da Universidade de Stanford, demonstrou que uma caminhada pode fazer maravilhas para o seu estado de ânimo, sua saúde e o seu cérebro.

A investigação levou um grupo de pessoas para caminhar por um lugar com árvores e tranquilidade, sem música ou qualquer distração, enquanto outro grupo caminhou nas mesmas condições, mas na cidade. Após a caminhada, os voluntários foram para o laboratório para responder um questionário e se submeter a uma tomografia no cérebro.

O objetivo foi determinar os níveis de felicidade e atenção após o exercício.

Aqueles que andaram ao longo da cidade tiveram grandes mudanças em seu humor, mas aqueles que caminharam na natureza demonstraram melhorias na saúde mental. Isso se refletiu em um fluxo de sangue mais baixo no córtex pré-frontal, a parte do cérebro responsável pelo tratamento de pensamentos repetitivos ou emoções negativas.

As pessoas que caminharam na cidade mantiveram o fluxo sanguíneo nessa área. Conclui-se que é melhor para o seu cérebro e suas emoções a caminhada na natureza.

E o bom é que para ter estes benefícios, você não precisa planejar uma viagem para as montanhas ou à praia, apenas dar um passeio de cerca de quinze minutos em qualquer praça ou parque rodeado por árvores, sem música ou distrações, concentrando-se apenas no que o rodeia.

Caminhe mais e melhor

Bratman com seu estudo mostrou que uma caminhada no lugar certo é o suficiente para melhorar a saúde mental, já que esta atividade ajuda a alcançar um estado de relaxamento e tranquilidade. Sendo assim, a caminhada pode ser considerada quase uma cura milagrosa para levantar o ânimo e limpar a mente de pensamentos negativos.

É a oportunidade de relaxar e desconectar dos problemas cotidianos.

Por Paula Romano

Fonte: UpdateorDie

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Psicóloga Josie Conti explica: por que você se sente culpado quando começa a se colocar em primeiro lugar

Se toda vez que você tenta se priorizar surge culpa, desconforto ou a sensação de…

21 horas ago

Você sente um vazio estranho mesmo quando ‘está tudo bem’? Psicóloga explica o motivo e como pedir ajuda

Psicóloga faz alerta sobre o vazio que muitas mulheres sentem e não comentam

3 dias ago

Se seu parceiro diz essas 5 frases típicas, psicóloga alerta: o amor pode ter acabado

Psicóloga revela as 5 frases típicas ditas por quem não ama mais o parceiro

3 dias ago

Vai costuma ir ao salão de beleza? Atenção a esse perigo que quase ninguém comenta (e pode afetar seu fígado)

Milhares fazem isso no salão toda semana sem saber do risco MUITO grave envolvido

4 dias ago

Enterrar pets no jazigo da família? Nova lei em SP libera; veja quem pode e quando chega a outros estados

Agora é lei em SP: pets poderão ser enterrados no jazigo da família; entenda as…

4 dias ago