JORNALISMO

Nova injeção contra HIV oferece 100% de proteção às mulheres

Um novo medicamento antiviral, administrado por meio de uma injeção semestral, ofereceu proteção total contra o HIV a mulheres jovens em um ensaio clínico realizado na África. Este é o primeiro medicamento de profilaxia pré-exposição (PrEP) que demonstra 100% de eficácia na prevenção do HIV.

Os ensaios clínicos, conduzidos na Uganda e na África do Sul, revelaram que as injeções de lenacapavir proporcionaram melhor proteção contra a infecção pelo HIV em comparação com outros dois medicamentos de PrEP atualmente disponíveis.

A farmacêutica Gilead Sciences anunciou os resultados do estudo na quinta-feira (20/6), embora os dados ainda precisem passar por revisão por pares.

“Após tantos anos de frustrações, especialmente com vacinas, isso parece surreal”, disse a pesquisadora Linda-Gail Bekker em entrevista ao jornal The New York Times.

As injeções representam uma alternativa aos comprimidos diários, cuja adesão é muitas vezes baixa na África, especialmente entre mulheres jovens, que apresentam as maiores taxas de novas infecções. A adesão aos comprimidos diários pode ser comprometida devido a esquecimentos ou barreiras como estigma e violência.

“Para uma jovem que não pode frequentar uma clínica na cidade ou guardar comprimidos sem enfrentar estigma ou violência, uma injeção semestral é uma opção que pode mantê-la livre do HIV”, afirmou Lillian Mworeko, líder da Comunidade Internacional de Mulheres Vivendo com HIV na África Oriental, ao NTY.

Estudo com Antiviral Injetável contra HIV

O estudo Purpose 1 envolveu cerca de 5,3 mil mulheres com idades entre 16 e 25 anos. Nenhuma das 2.134 voluntárias que receberam o lenacapavir contraiu HIV. Em contraste, 16 das 1.068 mulheres (1,5%) que tomaram um comprimido diário de Truvada e 39 das 2.136 mulheres (1,8%) que tomaram um comprimido diário de Descovy, o medicamento mais recente, contraíram a infecção.

Diante dos resultados positivos, um comitê independente recomendou que a Gilead disponibilizasse o lenacapavir a todos os participantes do estudo, incluindo aqueles no grupo placebo, encerrando a fase de testes cegos.

Testes com Outros Grupos

Outro ramo do estudo está sendo realizado em seis países, testando a eficácia do lenacapavir em uma população mais diversificada, incluindo homens que fazem sexo com homens, pessoas transgêneros e indivíduos que usam drogas injetáveis. A Gilead Sciences prevê divulgar os resultados até o final de 2024.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Vai costuma ir ao salão de beleza? Atenção a esse perigo que quase ninguém comenta (e pode afetar seu fígado)

Milhares fazem isso no salão toda semana sem saber do risco MUITO grave envolvido

2 dias ago

Enterrar pets no jazigo da família? Nova lei em SP libera; veja quem pode e quando chega a outros estados

Agora é lei em SP: pets poderão ser enterrados no jazigo da família; entenda as…

2 dias ago

Psicóloga Josie Conti explica: o que quase ninguém fala sobre começar psicoterapia

Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…

2 dias ago

Placa de trânsito com triângulo vermelho e um ponto preto no centro revela alerta que todo motorista brasileiro deveria conhecer

Você saberia o que significa essa placa com um ponto preto? Quase ninguém acerta...

2 dias ago

Psicóloga Josie Conti explica por que algumas dores emocionais não melhoram só com força de vontade

Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…

2 dias ago