Estamos cada vez mais conscientes da importância de quebrar as desigualdades socioeconômicas, de identidade, de gênero e raciais… e para o bem comum temos consciência de que é fundamental educar nos valores da igualdade.
Os brinquedos são parte fundamental do desenvolvimento e aprendizagem de qualquer criança e, por isso, devem apostar na diversidade e na inclusão social. Para tanto, há alguns anos grandes empresas como a Mattel vêm projetando bonecas Barbie que representam mulheres de todas as etnias, formas, tamanhos e até profissões.
A última coleção de bonecas Barbie da marca foi desenhada em colaboração com a estilista e consultora criativa das Bermudas Shiona Turini.
“Cresci obcecada pela Barbie e, embora ela tenha sido um dos meus primeiros ícones da moda, lembro-me claramente de procurar nas prateleiras por uma boneca que se parecia comigo e voltar de mãos vazias. A primeira Barbie preta foi lançada em 1980 e ela tinha um vestido vermelho brilhante e um pente afro no cabelo”, diz Turini.
Turini decidiu homenagear a Barbie negra original reinterpretando-a na nova série. Ela também adicionou uma série de novas bonecas à coleção, que foi projetada para celebrar a diversidade da cultura afro-descendente.
As Barbies Turini vêm em uma ampla variedade de tons de pele e estilos de cabelo, incluindo tranças, Afros e fios ondulados. Para suas roupas, Turini desenhou uma coleção de roupas vermelhas inspiradas na Barbie preta original.
Para outra coleção, ela se inspirou nas roupas que desenhou para Queen & Slim, filme em que trabalhou ano passado. “Quando eu estava trabalhando no filme Queen & Slim, o visual de ‘herói’ para mim incluía uma mistura de estampas de pele de cobra e tigre na mesma roupa”, diz Turini.
“O contraste dos dois padrões subverte completamente as expectativas, e eu estava animada para usar a mesma fórmula em peças como as botas altas da Barbie para quebrar o molde tradicional das bonecas com as quais eu cresci brincando.”
***
Redação Conti Outra, com informações de Cultura Inquieta.
Fotos: Divulgação.
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…