JORNALISMO

Mãe sonha com filho desaparecido e o reencontra depois de 5 décadas

Um reencontro emocionante marcou a vida de José Walter da Silva, de 75 anos, que, após cinco décadas sem contato, conseguiu rever a mãe, de 90 anos. Em situação de rua no município de Guarujá, no litoral de São Paulo, José teve a chance de restabelecer laços com sua família graças a uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) da cidade.

Uma vida de desafios

Natural de Santa Rita, na Paraíba, José deixou o estado há mais de 20 anos em busca de melhores condições de vida em São Paulo, acompanhado de um amigo. No entanto, ao chegar ao novo destino, foi abandonado e acabou em situação de rua em Guarujá. Durante esse tempo, perdeu o contato não apenas com sua mãe e irmã, mas também com seus filhos, de quem está distante há pelo menos trinta anos.

A mudança em sua trajetória começou após ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Professor Doutor Matheus Santamaria com um grave problema respiratório. Ao receber alta, sem ter para onde ir, foi encaminhado para o Acolhimento Institucional José Calherani, onde relatou seu desejo de reencontrar a família.

A busca pela família

Sensibilizada com a história, a coordenadora da unidade, Rúbia Gabriela, usou as redes sociais para tentar localizar os parentes de José. Uma publicação feita em uma página de compra e venda de Santa Rita (PB) surtiu efeito rápido: poucas horas depois, uma sobrinha entrou em contato e ajudou a encontrar uma filha dele. A partir disso, outros familiares também surgiram, culminando em um momento de grande emoção.

José teve então a oportunidade de realizar uma chamada de vídeo com a mãe, que revelou ter sonhado com ele na noite anterior. Sua irmã, que ainda era criança quando ele deixou a Paraíba, também se emocionou ao revê-lo.

Coordenadora do Acolhimento Institucional José Calherani de Guarujá, SP, encontrou a família de José após fazer uma publicação nas redes sociais — Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

O próximo passo

Os familiares de José desejam recebê-lo de volta, mas enfrentam dificuldades financeiras para custear sua viagem. Diante disso, sua irmã, que reside no Rio de Janeiro, se ofereceu para acolhê-lo. Agora, a Prefeitura de Guarujá trabalha na definição da logística para concretizar esse reencontro de forma segura e digna.

“O acolhimento e a assistência continuarão sendo prioridade até que ele possa retornar ao convívio daqueles que tanto sentiram sua falta”, destacou a administração municipal.

A história de José Walter da Silva é um exemplo de como a solidariedade e o empenho de profissionais podem transformar vidas, resgatando não apenas um indivíduo, mas toda uma família separada pelo tempo e pelas adversidades.

***
Fonte: g1

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Psicóloga Josie Conti explica: por que você se sente culpado quando começa a se colocar em primeiro lugar

Se toda vez que você tenta se priorizar surge culpa, desconforto ou a sensação de…

2 dias ago

Você sente um vazio estranho mesmo quando ‘está tudo bem’? Psicóloga explica o motivo e como pedir ajuda

Psicóloga faz alerta sobre o vazio que muitas mulheres sentem e não comentam

4 dias ago

Se seu parceiro diz essas 5 frases típicas, psicóloga alerta: o amor pode ter acabado

Psicóloga revela as 5 frases típicas ditas por quem não ama mais o parceiro

4 dias ago

Vai costuma ir ao salão de beleza? Atenção a esse perigo que quase ninguém comenta (e pode afetar seu fígado)

Milhares fazem isso no salão toda semana sem saber do risco MUITO grave envolvido

5 dias ago

Enterrar pets no jazigo da família? Nova lei em SP libera; veja quem pode e quando chega a outros estados

Agora é lei em SP: pets poderão ser enterrados no jazigo da família; entenda as…

5 dias ago