1Não IA

Jovem cria casas feitas de plástico 100% reciclado que duram 500 anos e resistem ao fogo

Oscar Andrés Méndez é um arquiteto colombiano reconhecido por ter desenvolvido um interessante sistema construtivo do tipo LEGO, que permite a qualquer pessoa construir sua própria casa, utilizando plásticos reciclados para contribuir com a mitigação de problemas sociais e ambientais.

O arquiteto optou por este sistema porque os resíduos plásticos estão causando muitos danos ao meio ambiente e também porque esse sistema pode beneficiar as famílias mais carentes por ser 30% mais barato do que os métodos tradicionais de construção que são feitos no meio rural e também por ter durabilidade de 500 anos.

Dessa forma, o sistema criado por Oscar se tornou uma excelente alternativa para a construção de casas, abrigos, escolas, centros comunitários e outras edificações que podem beneficiar muito as populações de baixa renda, principalmente nos países africanos, asiáticos e latino-americanos.

Para a construção dos prédios, primeiro se adquire o plástico reciclado e os tijolos são fabricados pela injeção do plástico derretido em um molde que lhes dá a forma de um bloco e de forma semelhante às peças do jogo LEGO, o sistema de montagem é simples, o que facilita as construções.

Além disso, o sistema do arquiteto colombiano permite que as edificações sejam mais resistentes a roedores, água e fogo, proporcionam maior conforto térmico e acústico e são resistentes a terremotos de até 9,5 graus na escala Richter.

Outra das principais vantagens dessas edificações é que, para o cálculo do custo, a quantidade de plástico processado é considerada em quilos e não por metro quadrado. Por exemplo, construir uma casa de 40 m2 para uma família custaria cerca de € 4.500 ($ 5.300 USD) e pode ser construída por quatro pessoas em apenas cinco dias, mesmo que elas não tenham experiência em construção.

Desta forma, a empresa colombiana de Oscar, Conceptos Plásticos, trabalha principalmente com governos, organizações não governamentais, fundações de caridade e empresas privadas, que pagam por soluções habitacionais para comunidades carentes e, assim, implementam diversos projetos sociais. Posteriormente, eles fornecem os materiais e as próprias comunidades os utilizam após receberem treinamento para construir as casas com o sistema colombiano.

***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Novidade na Netflix: Glen Close e Mila Kunis arrancam lágrimas e aplausos em filme arrebatador

É impossível não se emocionar com a história profundamente humana e as atuações fenomenais que…

2 dias ago

Viúvo de Walewska quer que pais da jogadora paguem aluguel para morar em apartamento deixado pela filha

"Ele mandou uma notificação sem autorização judicial informando que os pais dela ou pagarão a…

2 dias ago

Desaparecimento de Madeleine McCann completa 17 anos e pais fazem declaração: ‘Vivendo no limbo’

Dezessete anos se passaram desde que Madeleine McCann desapareceu do quarto de um resort na…

2 dias ago

Pai é acusado pela morte do filho após obrigá-lo a correr em esteira em alta velocidade

O pai alegou que obrigava seu filho de 6 anos a correr em uma esteira…

2 dias ago

Mecânica de jogo: O coração da emoção de Aviator

Na nossa análise exaustiva, mergulhamos na mecânica do Spribe's Aviator, analisando como o seu formato…

2 dias ago

Show da Mandonna: Fiscais encontram facas enterradas na areia de Copacabana

Na madrugada desta sexta-feira (3), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) do Rio de Janeiro…

3 dias ago