curiosidades

Guarda chora com morte dos animais em incêndio no Parque Juquery: “A gente escuta o grito”

O Parque Estadual Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo foi atingido por um balão que causou um incêndio, consumindo cerca de 80% do local, segundo a Prefeitura de Franco da Rocha. Os bombeiros e brigadistas já estão no terceiro dia de trabalho para combater as chamas.

O local é repleto de espécies que compõe o ecossistema, como a onça-parda, lobo-guará, tatu canastra, tamanduá-mirim, capivara, cachorro do mato, jararaca, cobra coral, tucano, seriema, veado-campeiro e jaguatirica, entre outras espécies.

Adelson Oliveira é guarda-civil e faz parte da equipe de combatentes ao fogo. O GCM publicou um vídeo em suas redes sociais, nesta segunda (23), onde aparecia chorando e contanto detalhes sobre a operação.

Foto: Reprodução

“Esse aqui é sexto ou sétimo foco que a gente tenta conter para não se espalhar e o prejuízo ser maior. Graças a Deus a gente não vai poder conter 100%, mas pelo menos uma boa parte a gente vai conseguir… E o que mais dói é que daqui a gente ouve o grito dos bichinhos lá embaixo, pedindo socorro, e a gente não consegue ajudar. A gente não pode entrar lá para salvar o bicho, senão a gente morre queimado”, contou o guarda, comovido.

Além disso, Adelson também relata que vários colegas brigadistas desmaiaram por causa das chamas e tiveram que ser reanimados.

Incêndio consome parte do Parque Juquery em Franco da Rocha, Grande São Paulo, em 23 de agosto de 2021 — Foto: Carla Carniel/Reuters

“Olha o que o que o criminoso de um baloeiro conseguiu fazer mais uma vez com a riqueza que a gente tem no nosso município… Mais de cinco horas aqui, exausto… Muitos colegas aqui não aguentaram, sentiram mal e desmaiaram. Foram reanimados e estão lá de novo”.

Ele continua: “Por causa de um criminoso. Baloeiro criminoso, vários pais de família aqui. Casco de tatu a gente encontrou ali queimado, cobra agonizando. Parem com esse ato criminoso. Esquece isso. Vai fazer outra coisa da vida, não soltar balão”, contou.

Incêndio destruiu cerca de 80% do Parque do Juquery, segundo a Prefeitura de Franco da Rocha — Foto: Divulgação/Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente

O guarda também agradeceu, em nome de seus colegas, a ajuda que a população do entorno do parque está oferecendo, levando água, mantimentos e equipamentos para os brigadistas.

A Polícia Civil e o MP já estão investigando 7 baloeiros pelo incêndio criminoso que está matando a fauna e flora da região.

Com informações de G1

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Novidade na Netflix: Glen Close e Mila Kunis arrancam lágrimas e aplausos em filme arrebatador

É impossível não se emocionar com a história profundamente humana e as atuações fenomenais que…

23 horas ago

Viúvo de Walewska quer que pais da jogadora paguem aluguel para morar em apartamento deixado pela filha

"Ele mandou uma notificação sem autorização judicial informando que os pais dela ou pagarão a…

24 horas ago

Desaparecimento de Madeleine McCann completa 17 anos e pais fazem declaração: ‘Vivendo no limbo’

Dezessete anos se passaram desde que Madeleine McCann desapareceu do quarto de um resort na…

1 dia ago

Pai é acusado pela morte do filho após obrigá-lo a correr em esteira em alta velocidade

O pai alegou que obrigava seu filho de 6 anos a correr em uma esteira…

2 dias ago

Mecânica de jogo: O coração da emoção de Aviator

Na nossa análise exaustiva, mergulhamos na mecânica do Spribe's Aviator, analisando como o seu formato…

2 dias ago

Show da Mandonna: Fiscais encontram facas enterradas na areia de Copacabana

Na madrugada desta sexta-feira (3), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) do Rio de Janeiro…

2 dias ago