curiosidades

Extra receberá multa de 10 milhões por vender bandeja de carne vazia

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON fez um informe nesta terça-feira sobre uma multa que será dada à unidade da rede de supermercados Extra que entregava carnes somente depois do pagamento dos clientes.

De acordo com o diretor do órgão, Fernando Capez, a prática é discriminativa e vexatória. A multa pode chegar a R$ 10,9 milhões.

O caso foi denunciado por uma cliente do local, que a partir de uma publicação nas redes sociais contou o que ocorria na unidade no bairro Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo.

Seu nome é Fabiana Ivo, e segundo ela, o mercado estaria vendendo as bandejas vazias, disponibilizando o produto somente após o pagamento. “Isso é uma afronta a toda a população das quebradas, duvido que o mesmo acontece no Extra do Morumbi”, concluiu.

Foto: Reprodução

Se for comprovado que o procedimento foi adotado somente por unidades em bairros específicos, a multa será aplicada a partir do faturamento global da rede. Caso tenha sido uma determinação local do gerente, a multa terá como base o faturamento da loja. De acordo com o G1, a venda da bandeja vazia também ocorreu na unidade de Cambuci, na região central.

“É inaceitável critérios de discriminação em razão do local ou por qualquer outro critério. Se em outros estabelecimentos, em outros bairros, não existe esse tipo de exigência, não se justifica que a população do Jardim Ângela seja submetida a um vexame. Porque se não existe um aviso prévio ostensivo, uma informação de que há um critério objetivo e igual para todos, de que primeiro se pague para que depois se pegue o produto, isso passa a ser uma discriminação, uma surpresa para o consumidor e um método vexatório e discriminatório para cobrança.”, disse Fernando Capez.

Foto: Reprodução

Em nota, o Extra declarou que a prática “não faz parte de sua política de atendimento” e que “se trata de uma falha de procedimento”. Por fim, ressaltou que a rede “tomou providências para que a prática fosse imediatamente descontinuada”.

 

Com informações de Yahoo

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

O filme sem filtro da Netflix que não pode ser visto perto das crianças de jeito nenhum

Muita gente deu play nesse filme da Netflix sem saber que ele é completamente sem…

3 horas ago

A beleza do amor maduro em 5 filmes apaixonantes na Netflix para assistir nesse fim de semana

Depois de errar, recomeçar e escolher: 5 filmes da Netflix sobre amar de verdade ❤️

5 horas ago

Este filme da Netflix foi indicado a 10 prêmios e vai fazer a sua noite valer a pena

Este filme da Netflix indicado a 10 prêmios não é fácil de assistir — e…

5 horas ago

Filme recente de Steven Spielberg que foi indicado a 7 Oscars está na Netflix

Steven Spielberg resolveu se expor, ganhou 7 indicações ao Oscar e você pode ver na…

5 horas ago

Aborto sem consentimento, invasão e ameaças: os relatos que fizeram a Justiça agir contra Paulo Miklos, da banda Titãs

Medida protetiva não é “detalhe de processo”: quando a Justiça concede, ela cria regras imediatas…

6 horas ago

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

1 dia ago