O gato Miky já tinha vinte anos quando se viu sem lar e sem família. Seus tutores faleceram durante a invasão russa na Ucrânia e a sua casa foi destruída por bombardeios. Quase por um milagre, Miky sobreviveu, mas seu futuro ainda era incerto.
O animal foi encontrado em meio aos escombros da sua antiga casa e encaminhado para um abrigo. Lá, ele ficou profundamente deprimido, se recusando a comer e a socializar com outros animais. Todos acreditavam que ele logo iria falecer devido à tristeza, ao trauma e à saudade que tinha dos seus tutores.
Em uma operação que transportava animais de abrigos da Ucrânia para outros países europeus, o gato idoso foi levado para a França por dois refugiados ucranianos e acolhido pela Société Protectrice des Animaux (SPA).
Em suas redes sociais, a organização francesa relatou que uma enfermeira da Cruz Vermelha ficou muito comovida com o sofrimento do pobre Miky. “Ele perdeu todo o rumo e sentimos que ele está machucado na alma”, disse um porta-voz da SPA.
Hoje, Miky já está instalado em seu novo lar e tem trazido muita alegria para a sua nova tutora, que trabalha atendendo e ajudando refugiados ucranianos em um centro de acolhimento. Miky agora poderá viver seus últimos dias em um lar seguro e confortável, recebendo todo o cuidado e carinho que merece.
***
Redação Conti Outra, com informações de Anda.
Foto: Société Protectrice des Animaux.
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…