curiosidades

Dentista usa ilustrações em receita médica para ajudar paciente analfabeta que errava medicação

Por mais que possa parecer uma questão já superada, o analfabetismo ainda é um problema no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país ainda tem cerca de 11,8 milhões de analfabetos. Desta forma, por não saber ler e escrever, muitas pessoas no Brasil todos os dias encontram dificuldades para realizar tarefas que, para os alfabetizados, são extremamente triviais, como assinar o próprio nome, ler o rótulo de um produto na prateleira do supermercado, ou ler as anotações em uma receita médica. E foi justamente por entender as dificuldades destas pessoas que um dentista de Salvador (BA) teve uma ideia bastante criativa. Ele ilustrou uma receita médica ajudar uma paciente analfabeta.

Tudo começou quando, durante uma visita de uma paciente idosa ao seu consultório, o dentista Ricardo Cayres percebeu que ela vinha tomando medicação para baixar a pressão arterial, mas que os remédios não estavam surtindo efeito. Foi aí que ele descobriu que a senhora de quase 60 anos estava tomando de maneira equivocada a receita sugerida, por não saber ler o que estava escrito ali. E então Ricardo decidiu ilustrar uma receita para ajudar a dona Cris.

“Descobri que era porque ela não era alfabetizada e não entendia como seguir a receita do médico. Então, resolvi fazer esse desenho pra que ela entendesse”, disse o profissional.
A partir de ilustrações extraídas de embalagens de comprimidos e da internet, a receita ilustrada explica didaticamente quantos comprimidos dona Cris precisa tomar de cada remédio, e em qual período do dia.

“Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita! Montei na mesma hora, imprimi, e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada”, explica o dentista.

“O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento, não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede – apesar de ser muito importante investir nisso – mas sim aquele que busca entender o seu paciente. Mas entender de verdade. Que enxerga o ser humano à sua frente, com seus medos, anseios e limitações. Que se dispõe a cuidar dele, da sua saúde, da sua vida! Que busca, sobretudo, ser humanizado!”, concluiu o dentista.

***

Redação CONTI outra. Com informações de Razões para Acreditar

Fonte: SNB/Fotos de capa: Reprodução/Instagram @irmaosdentistas

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Novidade na Netflix: Glen Close e Mila Kunis arrancam lágrimas e aplausos em filme arrebatador

É impossível não se emocionar com a história profundamente humana e as atuações fenomenais que…

7 horas ago

Viúvo de Walewska quer que pais da jogadora paguem aluguel para morar em apartamento deixado pela filha

"Ele mandou uma notificação sem autorização judicial informando que os pais dela ou pagarão a…

8 horas ago

Desaparecimento de Madeleine McCann completa 17 anos e pais fazem declaração: ‘Vivendo no limbo’

Dezessete anos se passaram desde que Madeleine McCann desapareceu do quarto de um resort na…

18 horas ago

Pai é acusado pela morte do filho após obrigá-lo a correr em esteira em alta velocidade

O pai alegou que obrigava seu filho de 6 anos a correr em uma esteira…

22 horas ago

Mecânica de jogo: O coração da emoção de Aviator

Na nossa análise exaustiva, mergulhamos na mecânica do Spribe's Aviator, analisando como o seu formato…

22 horas ago

Show da Mandonna: Fiscais encontram facas enterradas na areia de Copacabana

Na madrugada desta sexta-feira (3), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) do Rio de Janeiro…

23 horas ago