Conselho de enfermagem faz vistoria em hospital que vazou informações de Klara Castanho

Nesta terça-feira (28), o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo disse que compareceu no Hospital Brasil, acusado de vazar para a imprensa informações pessoais da atriz Klara Castanho, de 21 anos. A instituição afirmou que está aguardando a liberação de documentos internos para dar prosseguimento à apuração dos fatos e à identificação dos envolvidos no caso.

O Conselho Federal e o Regional de Enfermagem estão conduzindo uma apuração sobre a denúncia da atriz de que uma enfermeira a teria abordado e ameaçado divulgar informações confidenciais sobre a entrega para adoção de bebê fruto de violência. Através de uma nota, o hospital em que Klara ficou internada afirmou que será aberta uma sindicância interna para investigar o caso.

Na noite do último sábado (25), Klara Castanho publicou em seu perfil no Instagram uma carta aberta, em que diz que a história se tornou oública contra a sua vontade. O caso também está sendo investigado pelo Ministério Público.

Betânia Maria dos Santos, que é presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), disse à GloboNews nesta segunda-feira (27) que a enfermeira responsável por ameaçar Klara e vazar os dados pessoais da artista poderá perder o registro profissional.

Por meio de um comunicado emitido no domingo (26), o Cofen manifestou “profunda solidariedade à atriz Klara Castanho, que, após ser vítima de violência, teve o seu direito à privacidade violado, durante processo de entrega voluntária para adoção, segundo assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”.

Disse ainda que, diante dos fatos, determinou a apuração da ocorrência e “tomará todas as providências que lhe couber para a identificação dos responsáveis pelo vazamento de informações sigilosas pertinentes ao caso”.

“Casos assim devem ser rigorosamente punidos, para que não mais se repitam. Da mesma forma, devem ser execrados comunicadores que deturpam a função social do jornalismo para destruir a vida das pessoas. Vida privada não é assunto público”, afirmou o Cofen.

Em texto divulgado neste domingo (26), o Hospital Brasil diz que “tem como princípio preservar a privacidade de seus pacientes bem como o sigilo das informações do prontuário médico. O hospital se solidariza com a paciente e familiares e informa que abriu uma sindicância interna para a apuração desse fato”.

***
Redação Conti Outra, com informações de G1.
Foto destacada: Reprodução/Instagram.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Você sente um vazio estranho mesmo quando ‘está tudo bem’? Psicóloga explica o motivo e como pedir ajuda

Psicóloga faz alerta sobre o vazio que muitas mulheres sentem e não comentam

2 dias ago

Se seu parceiro diz essas 5 frases típicas, psicóloga alerta: o amor pode ter acabado

Psicóloga revela as 5 frases típicas ditas por quem não ama mais o parceiro

2 dias ago

Vai costuma ir ao salão de beleza? Atenção a esse perigo que quase ninguém comenta (e pode afetar seu fígado)

Milhares fazem isso no salão toda semana sem saber do risco MUITO grave envolvido

3 dias ago

Enterrar pets no jazigo da família? Nova lei em SP libera; veja quem pode e quando chega a outros estados

Agora é lei em SP: pets poderão ser enterrados no jazigo da família; entenda as…

3 dias ago

Psicóloga Josie Conti explica: o que quase ninguém fala sobre começar psicoterapia

Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…

3 dias ago