O bullying é um dos problemas que mais preocupa os pais, autoridades e várias organizações em torno dos sistemas educacionais. Uma escola pode ter professores muito bons e uma infraestrutura invejável, mas se as salas de aula e os corredores da intituição forem espaços popícios a casos graves de bullying, essa escola não estará cumprindo plenamente sua finalidade educacional.
Diferentes medidas foram tomadas em cada país para lidar com o bullying nas salas de aula. Muitos estão surpresos com a ação tomada pelo Gabinete do Procurador Nacional da África do Sul em face de um caso grave de bullying. Acontece que recentemente soube-se de uma estudante de 16 anos da Mathole High School, em Mahlabathini, que atacou com a intenção de causar ferimentos graves a outra colega, impactando toda a comunidade escolar pela violência que utilizou.
A atitude da adolescente causou indignação para muito além dos muros da escola e foi encarado pela Justiça do país como um crime.
A acusação conseguiu que a jovem fosse punida com um ano de serviço comunitário, pelo qual será supervisionada por um oficial de liberdade condicional durante a sua pena. Uma sanção que será acompanhada pela sujeição do vitimizador a vários dias de terapia intensiva, para administrar os problemas subjacentes e corrigir as causas que possam ter causado seu comportamento violento.
“Na sentença, a juíza Fátima Khawula estabeleceu algumas condições: a saber, que a acusada não pode deixar o distrito judicial sem o consentimento prévio por escrito do oficial de condicional, e deve apresentar um pedido de desculpas por escrito à vítima (…) A diretora do Ministério Público em KwaZulu-Natal, Adv. Elaine Zungu saudou a conclusão deste assunto”, relatou Natasha Kara, porta-voz da Procuradoria Nacional da África do Sul, conforme relatado pela East Coast Radio.
Finalmente, também foi decidido que o oficial de liberdade condicional encarregado de monitorar a perpetradora também deve facilitar a mediação e resolução do conflito entre a acusada e a vítima. Assim, dessa forma, espera-se que um episódio como esse nunca mais aconteça em suas salas de aula.
***
Redação Conti Outra, com informações de UPSOCL.
Fotos meramente ilustrativas/Reprodução.
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…