Por Josie Conti

Por indicação do crítico de cinema Octavio Caruso assisti recentemente  Woody Allen: Um Documentário. (2012), dirigido por Robert B. Weide.

Regado com depoimentos de diversos artistas que já trabalharam com o grande mestre, o documentário conta a história da carreira de Woody Allen. Após assisti-lo, é quase impossível não rememorar as cenas que mostravam como, quase sem nenhuma experiência prévia, o franzindo Woody obteve aval completo dos patrocinadores para trabalhar nos filmes sendo, além de roteirista, o diretor e na maioria das vezes também ator de seus filmes.

Em um dos trechos, quando questionado, após um período de queda de popularidade, se, ao invés de fazer um filme por ano- como tem feito há 40 anos- se teria interesse em fazer um a cada dois anos, Woody mal cogitou a hipótese. Para ele a constância do trabalho aparenta ser muito mais interessante que as críticas. É o movimento de criação e de execução que o alimenta. Já o glamour e os tapetes vermelhos nada mais são do que um obstáculo a ser ultrapassado. Woody aparece muito à vontade na privacidade de seu quarto, onde datilografa seus textos na mesma máquina que o acompanhou por quase toda sua carreira. São cenas que, se me permitem a liberdade de dar uma opinião totalmente pessoal, ilustram um estado de felicidade plena.

Há em Woody a característica essencial de identificação da neurose social e a transformação desse olhar em um humor simples, mas sagaz. Em suas qualidades ou mesmo enfrentando grandes polêmicas, ele é autêntico. E, como Woody Allen não é como ninguém, ninguém é como Woody Allen.

Não tenho dúvidas que é essa autenticidade inigualável que o mantém onde está, com quase 80 anos, ainda fazendo um filme por ano e, em um dos últimos, “Meia noite em Paris”, de 2012, obtendo uma das maiores bilheterias de sua carreira.

Abaixo o trailler do documentário.

Josie Conti

JOSIE CONTI é psicóloga com enfoque em psicoterapia online, idealizadora, administradora e responsável editorial do site CONTI outra e de suas redes sociais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Contato para Atendimento Psicoterápico Online com Josie Conti pelo WhatsApp: (55) 19 9 9950 6332

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

4 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

4 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

5 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

5 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

11 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

11 horas ago