Você já encostou em uma pessoa ou objeto e sentiu um leve choque? Embora desconfortável, essa situação é comum e ocorre por causa da eletricidade estática. Segundo o professor Edval Delbone, do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), o fenômeno está relacionado ao acúmulo de elétrons no corpo e a descarga de energia quando tocamos algo.
“Se você acumula elétrons e tem mais carga negativa que outra pessoa ou um objeto, ao tocar neles, essa energia é liberada em forma de choque”, explica Delbone.
Normalmente, o corpo humano busca manter um equilíbrio entre cargas positivas (prótons) e negativas (elétrons). Porém, fatores como clima e vestuário podem romper esse equilíbrio.
Em climas úmidos, por exemplo, é mais fácil liberar elétrons porque o ar é condutor. Já em ambientes secos, o acúmulo de eletricidade estática é maior, facilitando os choques.
Roupas sintéticas também contribuem para o acúmulo de cargas, aumentando as chances de sentir esses pequenos choques no dia a dia.
Apesar de incômodos, esses choques rápidos e de curta duração não representam risco à saúde, conforme Delbone. Entretanto, profissionais que lidam com materiais inflamáveis, como combustíveis, precisam tomar cuidado. “Em ambientes com risco de explosão, faíscas causadas por descargas eletrostáticas podem provocar incêndios”, alerta o professor.
Para evitar o acúmulo de eletricidade estática, algumas medidas simples podem ajudar:
Com essas dicas simples, é possível minimizar o incômodo dos choques e evitar situações desconfortáveis no cotidiano.
Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️🔥💸
🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…
Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…
🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…
Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…
⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…