Psicologia-diversos

Você é um psicopata? Faça o teste e descubra

Diferente do que se acredita, psicopatas nem sempre dão indícios óbvios de que não são como o resto das pessoas. Algumas características ou escolhas sutis fazem a diferença e definem o traço comportamental.

Para confirmar de fato a hipótese é necessário se consultar com alguns profissionais. Mas existem testes genéricos que podem dar algumas dicas. Em um vídeo da série “Big Think”, no Youtube, o psicólogo Kevin Dutton, da Universidade Oxford, na Inglaterra, faz algumas perguntas que ajudam a entender melhor o conceito e o que diferencia um psicopata.

Dutton sugere dois cenários. No primeiro, você está na plataforma e o trem que está chegandoperde o controle. Cinco pessoas estão amarradas nos trilhos, prontas para morrer. No entanto, há um interruptor que você pode apertar para fazer com que o trem vá para outra direção, salvando as cinco vidas. O único problema é que nos trilhos da rota alternativa há uma pessoa amarrada.O que você faria: deixaria o trem acabar com cinco vidas ou uma só?

A segunda opção, apesar de sacrificar uma vida, acaba sendo a mais plausível. Feito o exercício mental, o psicólogo sugere um segundo cenário: dessa vez, não há um interruptor para mudar o caminho do trem e as cinco pessoas estão amarradas aos trilhos. Porém há uma pessoa grandona que você não conhece na sua frente. Caso você empurre o sujeito nos trilhos, ele provavelmente morreria, mas conseguiria parar o trem de alguma forma, salvando as cinco vidas presas ali.

É aqui que as coisas ficam complicadas. Ambas as escolhas envolvem encerrar ou salvar a vida de alguém, mas a primeira situação é um dilema impessoal, pois envolve o pensamento racional. Já na segunda, o dilema se torna pessoal, no qual é necessário usar a empatia. Querendo ou não, você pensará sobre o que fazer, como isso pode afetar os envolvidos e, claro, o que os outros pensarão de você por tomar uma determinada decisão.

O que Dutton sugere é que no primeiro cenário, independente de você ser um psicopata, provavelmente salvaria cinco vidas em vez de uma só. Mas no segundo cenário, o psicopata não teria problema ou dilema algum em empurrar uma pessoa nos trilhos. A falta de empatia é o que entrega e define o psicopata.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Novidade na Netflix: Glen Close e Mila Kunis arrancam lágrimas e aplausos em filme arrebatador

É impossível não se emocionar com a história profundamente humana e as atuações fenomenais que…

2 dias ago

Viúvo de Walewska quer que pais da jogadora paguem aluguel para morar em apartamento deixado pela filha

"Ele mandou uma notificação sem autorização judicial informando que os pais dela ou pagarão a…

2 dias ago

Desaparecimento de Madeleine McCann completa 17 anos e pais fazem declaração: ‘Vivendo no limbo’

Dezessete anos se passaram desde que Madeleine McCann desapareceu do quarto de um resort na…

2 dias ago

Pai é acusado pela morte do filho após obrigá-lo a correr em esteira em alta velocidade

O pai alegou que obrigava seu filho de 6 anos a correr em uma esteira…

2 dias ago

Mecânica de jogo: O coração da emoção de Aviator

Na nossa análise exaustiva, mergulhamos na mecânica do Spribe's Aviator, analisando como o seu formato…

2 dias ago

Show da Mandonna: Fiscais encontram facas enterradas na areia de Copacabana

Na madrugada desta sexta-feira (3), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) do Rio de Janeiro…

2 dias ago