Ana Macarini

Você é muito maior que aquela opinião pequena dada por alguém que nem te conhece

Opinião é uma coisa engraçada, né? Em geral ela vem toda enfeitada, disfarçada de boas intenções. No entanto, todo mundo já sabe que “de boas intenções o inferno está cheio”, não é mesmo?

Eu mesma já perdi as contas de quantas vezes pessoas absolutamente estranhas a mim pegaram um recorte de algo que eu disse, escrevi ou pensei (Sim! Gente palpiteira parece ler pensamentos!), e saem por aí me agredindo ou julgando. Escrevem verdadeiras narrativas a partir de um único ponto.

Mas, veja bem, nem a gente se conhece direito, né? O que dizer dos outros, então? Os outros imaginam uma história, um cenário, e uma trama… colocam a gente como personagem principal e tornam pública a imagem de alguém que está a quilômetros de ser a pessoa que somos de verdade.

O que fazer com essa agressividade gratuita? Que destino dar aos conselhos gratuitos que sequer pedimos? Ignore a agressividade e os conselhos. Essa gente super bem-intencionada – só que não -, merece o seu solene desinteresse, a sua mais completa ausência.

É claro que você erra, é lógico que nem tudo o que você faz ou fala faz sentido. É óbvio que você pisa na bola, dá foras e enfia os seus lindos pezinhos na jaca. Afinal, se você fosse alguma espécie de santo, estaria imóvel e eternizada numa pintura ou estátua, certo?

E, se o palpite, a opinião, ou a crítica lhe causaram algum incômodo ou mesmo, lhe fizeram ter algum tipo de reflexão… agradeça pela contribuição, passe tudo por uma rigorosa peneira e fique só com aquilo que possa colaborar para sua evolução. O resto? Lixo, meu bem.

E nada de engolir efeitos colaterais de críticas destrutivas como a culpa, por exemplo. A culpa é tipo aquela coceira nas costas num ponto que você não alcança… só serve para te atormentar, nada mais!

Você é muito maior do que aquela opinião pequena dada por alguém que nem te conhece. Dê a essa pessoa o seu silêncio. Ninguém vê graça em azucrinar outro alguém que não reage. Diante da sua paz escolhida o palpiteiro vai perder o interesse em você e tratar de arrumar outra pessoa desavisada para infernizar. Que vá em paz. E não volte mais!

Ana Macarini

"Ana Macarini é Psicopedagoga e Mestre em Disfunções de Leitura e Escrita. Acredita que todas as palavras têm vida e, exatamente por isso, possuem a capacidade mágica de serem ressignificadas a partir dos olhos de quem as lê!"

Recent Posts

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

2 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

2 horas ago

Arcebispo do Rio de Janeiro se manifesta pela 1ª vez após silenciar Padre Júlio Lancellotti

Você não vai acreditar na justificativa que Dom Odilo deu sobre o caso 😒

2 horas ago

AGORA! Zezé DiCamargo se recusa a se retratar, e filhas de Silvio Santos entram com processo contra o cantor

Você não vai acreditar no montante que o cantor pode perder na Justiça 😱

3 dias ago

SBT acaba de tomar decisão bombástica sobre o Especial de Natal de Zezé Di Camargo

Especial de Natal de Zezé Di Camargo vira dor de cabeça e SBT toma decisão…

3 dias ago