O imenso bloco de gelo recebeu o nome de A-76 e se desprendeu de uma plataforma de gelo na Antártica, no Hemisfério Sul, se tornando o maior iceberg do mundo, segundo a Agência Espacial Europeia com base em imagens de satélite do programa europeu Copernicus.
O iceberg tem cerca de 170 km de comprimento por 25 km de largura e uma área total de 4.320 km² e está à deriva no Mar de Weddell.
O A-76 possui uma área três vezes maior que a da cidade de São Paulo, que é de 1.521 km². O Mar de Weddel, onde esse bloco de gelo vai flutuar, é uma porção do oceano que fica ao sul da América do Sul.
A plataforma de gelo da qual o A-76 se separou tem o nome de Ronne. Localizada próxima da base da Península Antártica, é uma das maiores plataformas de gelo flutuantes que se conectam com a massa terrestre do continente e se estendem a áreas do entorno.
Segundo Ted Scambos, geólogo pesquisador da Universidade do Colorado, a ruptura periódica de grandes pedaços destas plataformas são parte de um ciclo natural, e o rompimento da A-76, que provavelmente se dividirá em dois ou três pedaços em breve.
Scambos disse que a Ronne e outra plataforma de gelo enorme, a Ross, “se comportaram de uma maneira estável, quase periódica” ao longo do último século ou mais. Como o gelo já estava flutuando no mar antes de se afastar do litoral, seu rompimento não eleva os níveis do oceano, explicou.
Com informações de G1
Você não vai acreditar no montante que o cantor pode perder na Justiça 😱
Especial de Natal de Zezé Di Camargo vira dor de cabeça e SBT toma decisão…
Zezé Di Camargo reage a Lula no SBT e faz pedido polêmico envolvendo seu especial…
⚠️ Rajadas intensas, granizo e chance de tornado: previsão liga sinal de atenção para várias…
Anvisa derruba tônico capilar famoso e proíbe 30 produtos vendidos livremente online ⛔
Um convite à noite a dois: filme da Netflix com George Clooney no clima certo…